Buscar

como se posicionaria ?

A CEDAE empresa estatal prestadora de  serviço público  de fornecimento  de agua e tratamento  de esgoto do estado do  RJ  , tendo em vista sua necessidade de implementar  sistema de esgotamento sanitário no bairro do recreio  , pretende para tal finalidade  , adquirir bem publico imóvel da união federal  , que se dispõe a vende-lo  aduzindo que para tanto  possui legislação especifica  genérica que autoriza   o negocio e que  na hipótese  , seria  desnecessária  licitação   você instado a emitir parecer n para assessorar o diretor jurídico  da CEDAE  como se posicionaria ?

 

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

A aquisição do imóvel da União, nesse caso, não dependerá de licitação. Isso porque  o art. 17, I, “e”, da Lei 8666/93 dispensa a licitação para a venda a outro órgão ou entidade da administração pública.

Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

I quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo;

No caso, a CEDAE é uma Sociedade de Economia Mista que, por essa condição, integra a administração pública indireta, enquadrando-se, portanto, na hipótese legal. Inclusive, a própria lei 8666/93, no seu art. 1º, determina sua incidência sobre a administração direta e indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais