Na sua pratica profissional e no seu cotidiano, você utilizou e/ou utiliza operações/situações que se relacionam com o contexto apresentado acima?

Atividade 03 (dissertativa) - Matemática Financeira - Universidade Anhembi Morumbi

Enunciado completo: 

A Série de Pagamentos é definida como sendo o capital de que se dispõe periodicamente para algum fim. Pagar alguma prestação, aplicar em poupança ou investimentos são os exemplos mais comuns de séries de pagamentos. Na realidade, a série de pagamentos nada mais é que uma sucessão de capitais exigíveis periodicamente, seja para amortizar uma dívida, seja para fornecer um fundo de reserva.

Uma série de pagamentos caracteriza-se por uma sucessão de capitais iguais (pagamentos ou recebimentos, que podem ser antecipados ou postecipados). Para atender à finalidade prática, desenvolvemos séries de pagamentos com as seguintes características:

 • A diferença de prazo entre cada termo é constante, isto é, os vencimentos, a partir do primeiro variam de 10 em 10 dias, de 20 em 20 dias, de 30 em 30 dias, etc;

 • A quantidade de termos é finita;

 • Os valores dos termos da série podem ser constantes (iguais ou uniformes) e variáveis, de forma aleatória, ou conforme uma progressão (aritmética ou geométrica);

 • Os vencimentos dos termos podem ser antecipados (ocorrem no início de cada período), ou postecipados (ocorrem no final de cada período).

 Diante do exposto convido você a responder e justificar o que se pede a seguir:

 Na sua pratica profissional e no seu cotidiano, você utilizou e/ou utiliza operações/situações que se relacionam com o contexto apresentado acima?

 Convido você a apresentar uma situação praticada por você, que esteja relacionada a uma operação matemática financeira  antencipada ou postecipada. Comente/justifique de forma concisa.

#Série
#capitais
#Sucessão
#Pagamentos
Disciplina:Matemática Financeira1.519 materiais

2 resposta(s)

Carregar mais