Buscar

Por que uma ligação entre dois átomos com eletronegatividades diferentes é chamada de uma ligação polar?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Azevedo

ligação covalente polar ocorre quando dois átomos com eletronegatividades diferentes formam uma ligação covalente. Neste tipo de ligação, os elétrons NÃO são igualmente compartilhados. Normalmente, o átomo com maior eletronegatividade atrai os elétrons da ligação para próximo dele, formando assim um polo negativo em suas proximidades e um polo positivo na região próxima do átomo menos eletronegativo.  

 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. Nas ligações covalentes os pólos estão associados à eletronegatividade.

Se a ligação covalente for entre átomos de mesma eletronegatividade, a ligação será apolar, porque não ocorre formação de pólos. E como se trata da ligação entre elementos iguais e com mesma eletronegatividade, o composto se classifica como apolar. E se a ligação covalente for entre átomos com eletronegatividades diferentes, a ligação será polar. Esta diferença induz o acúmulo de carga negativa ao redor do elemento mais eletronegativo, gerando assim, pólos na molécula!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais