Buscar

como é feito o pagamento em uma empresa publica?

💡 1 Resposta

User badge image

Fernando Alberto

Como é elaborada a folha de pagamento?

Assim como cada empresa tem suas especificações para o controle financeiro, na elaboração da folha de pagamento não é diferente. Não existe uma receita mágica ou um modelo oficial. Por isso ela pode seradaptada aos critérios que combinam melhor com sua empresa desde que não prejudique nenhum ponto de vista legal.

Para ser elaborada, toda folha de pagamento deve se basear em algumas informações:

– O valor do salário de contratação do funcionário
– A frequência: faltas, atrasos e afastamentos
– Os descontos de encargos sociais
– A forma de pagamento e a data que o valor estará disponível

Para composição dos salários líquidos, que deverão estar na conta dos trabalhadores no dia acordado, os valores da folha de pagamento são divididos em duas partes: Proventos e Descontos.

 

A primeira parte corresponde aos salários, remunerações variáveis, horas extras e adicionais como adicional noturno, insalubridade e periculosidade.

Fique de olho nos adicionais: se sua empresa expõe o funcionário a algum risco de saúde ele pode receber a mais 10%, 20% ou 40% dependendo do grau de insalubridade. Lembrando que essa porcentagem é sobre o valor do salário da categoria do funcionário. Se a atividade for realizada em um ambiente com grau de periculosidade alto o empregado ainda pode receber um adicional de 30% sobre o salário.

A segunda parte corresponde aos descontos: a grande reclamação dos funcionários. Estamos falando do INSS, benefícios, faltas, contribuição sindical e mais uma série de descontos que depende do acordo que é feito entre a empresa e o funcionário.

Para dominar mais o assunto e ficar por dentro de tudo que a empresa gasta com um funcionário além do salário, vale irmos mais a fundo nos principais descontos e pagamentos que incidem sob a folha de pagamento. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais