Buscar

A aplicação de 15 eração financeira foi de 3% ao mês e que a primeira parcela é aplicada “hoje”, calcular o valor de cada aplicação.

A aplicação de 15 parcelas mensais, iguais e consecutivas gerou um montante de R$ 400.000,00 no final de 30 meses. Sabendo-se que a taxa de juros da operação financeira foi de 3% ao mês e que a primeira parcela é aplicada “hoje”, calcular o valor de cada aplicação.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Contextualização:

Juros compostos são a aplicação de juros sobre juros, isto é, os juros compostos são aplicados ao montante de cada período.

Juros compostos são muito utilizados pelo sistema financeiro, pois oferece uma rentabilidade melhor. A taxa de juros é sempre aplicada ao somatório do capital no final de cada mês.

Algumas características do Juros Compostos:

  • Os juros compostos rendem somente no vencimento da aplicação;
  • Os rendimentos por juros compostos tem crescimento ascendente, isto é, a cada mês os juros são calculados em cima do capital mais os rendimentos anteriores; isto faz com que os juros do mês seguinte seja maior que o do mês anterior.
  • Tem crescimento exponencial, cresce muito mais rápido, formando uma curva ascendente.

Para entender melhor veja com fica o montante da aplicação mês a mês com juros compostos:

Primeiro mês:

Segundo mês:

Terceiro mês:


E assim por diante. Para cada mês os juros são calculados em cima do capital inicial C mais os juros mês a mês. Esse tipo de remuneração em juros compostos com o passar do tempo tende a ser muito rentável, já que ele tem um crescimento exponencial.


Resolução:


A fórmula para o cálculo do Montante Mensal (R), em função do valor Principal P, da taxa i ao período e do número de períodos n, é dada por:


Onde:


M é o valor futuro;


i é a taxa de juros aplicada, em porcentagem;


C é o valor presente;


n é o tempo.


Assim, como é pedido para iniciar com uma taxa mensal de juros de "1,13% a.m." e, nas opções dadas, não há essa taxa, então é claro que a taxa mensal não será "1,13% a.m.". 


Então vamos tomar uma bem perto dela, que poderia ser, por exemplo, a taxa da opção "c", que é "1,17% a.m." , que equivale a 0,0117 a.m. 


Com os dados do problema, temos:


Sendo assim, o valor de cada aplicação é de  .


Conclusão:


Portanto, o valor de cada aplicação é de  .

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais