Buscar

o que interfere na biotransformação dos fármacos ?

💡 3 Respostas

User badge image

Kezia Lima

O fígado é o ponto principal de biotransformação de fármacos. Embora a biotransformação classicamente efetue a inativação de fármacos, alguns metabólitos são farmacologicamente ativos – às vezes, muito mais que o composto original. Uma substância inativa ou fracamente ativa que tenha um metabólito ativo é denominada profármaco, em especial se projetada para liberar a porção ativa de modo mais efetivo.

 

0
Dislike0
User badge image

O

Olá boa tarde.

 Temos algumas drogas  que aumentam a biostransformação como hormônio feminino, anticonvulsivante ,antirretrovirais e outras que diminuem a biotransformação como insuficiência hepática, alcoolismo, situações em que o fígado esteja comprometido ( essas que diminuem quer dizer que acometeu o figado)

Quando meu fígado não está funcionando bem que sinal eu tenho? Icterícia, a pele fica amarela. Icterícia e remédio não combinam.  Se eu tenho um ictérico alguma coisa não vai bem no fígado. Se você dar um remédio você sobrecarrega um órgão que já não está bem pra trabalhar. Segundo :Se além disso ele não está trabalhando, medicamento circula muito mais, então as chances de intoxicar com uma dose terapêutica é grande.  Icterícia e remédio então não combina, se for uma hepatite espera passar, usa para causas mais urgentes ( ex: câncer de fígado)

Fonte: Me.  (Tenho alguns materiais sobre Farmacologia). 

0
Dislike0
User badge image

Allan Nunes

A biotransformação de fármacos é interferida por:

  • Condição que induz ou inibe as enzimas P450
  • Condição que induz ou inibe a expressão de transportadores de fármacos
  • Fatores individuais (farmacogenômica, etnicidade, dieta, idade, sexo, doença prévia)

Fonte: GOLAN, David E. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais