Buscar

É cabível controle de constitucionalidade abstrato do chefe do executivo a projeto de lei em caso afirmativo qual a ação cabível ?

É cabível  controle  de constitucionalidade  abstrato do chefe  do executivo  a projeto  de lei em caso afirmativo  qual a ação cabível ?

 

💡 2 Respostas

User badge image

Claudio Neto

Qaundo o chefe do executivo ajuiza ADI/ADC/ADPF quem exerce o controle é o judiciário, e não o executivo, o chefe do executivo, nesse caso, apenas possui legitimidade para provocar o órgão de controle.

O chefe do executivo exerce controle de constitucionalidade abstrato preventivo, possuindo notório caráter político o veto jurídico-constitucional aposto a projetos de leis inconstitucionais (art. 66, §1º, CRFB/88).

Antes da CF 88 era possível ao chefe do executivo negar cumprimento a uma lei que entendesse inconstitucional, contudo, atualmente, há controvérsia sobre a matéria. Para Gilmar Mendes (AO 1415/SE) é possível, desde que concomitantemente se ajuize ADI.

Há ainda decisões do STJ (REsp 23.121/GO) e STF (ADI 221) admitindo a recusa.

 

 

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A única espécie de controle de constitucionalidade realizado pelo Chefe do Poder Executivo sobre projeto de lei admitida pela doutrina e jurisprudência é o controle preventivo através do veto presidencial.

Não cabe ajuizamento das ações de controle (ADI, ADC, ADO, ADPF) tendo por objeto projeto de lei. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais