Buscar

quais as tres vias do sistema complemento

💡 4 Respostas

User badge image

Simone Ravagnani

  • Clássica

  • Lectinas

  • Alternativa

1
Dislike0
User badge image

Allan Nunes

O sistema complemento pode ser ativado três vias distintas (figura):

  • Via Clássica: é dependente a opsonização do alvo por anticorpos. A proteína plasmática C1q tem afinidade pela porção Fc de anticorpos ligados a antígenos estranhos. Essa interação promove a ativação de serinoproteases associadas ao C1q, as quais geram a cascata proteolítica, ativando o sistema complemento. OBS: É importante destacar que essa via pode fazer parte da imunidade humoral adaptativa se anticorpos específicos estiverem envolvidos na ativação da via; ou pode ser da imunidade inata, se os anticorpos naturais (com especificidade limitada) estiverem envolvidos na ativação da via. 
  • Via alternativa: ocorre quando uma proteína do sistema complemento, a C3, reconhece diretamente certas estruturas da superfície microbiana, como LPS bacteriano. Esse reconhecimento promove a auto ativação da C3, gerando a cascata proteolítica com ativação do sistema complemento. 
  • Via das lectinas: é similar a via clássica, porém é dependente de lectinas ligantes de manose. Essas lectinas são similares ao C1q, e quando associadas a manoses presentes em glicoproteínas e glicolipídeos microbianos ativam serinoproteases que promovem a ativação do sistema complemento.

As três vias convergem na clivagem da proteína C3, gerando o fragmento C3b que fica ligado covalentemente a estrutura bacteriana, e o fragmento C3a que é liberado e tem a função quimiotática de recrutar fagócitos para o foco da infecção. O fragmento C3b serve de opsonina para ancoramento de outras proteínas do sistema complemento que, juntas, formam o complexo C5 convertase. A C5 convertase, cliva C5 em C5b que fica aderido a membrana microbiana; e libera C5a que também possui função quimiotática para fagócitos, porém tem uma função adicional de induzir a alterações nos vasos sanguíneos, levando ao extravasamento de proteínas plasmáticas. O fragmento C5b serve de opsonina para as proteínas C6, C7, C8 e C9. Juntas, formam o complexo de ataque a membrana (MAC), que provoca a lise das células em que o complemento é ativado.


Fonte: Abbas, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
 

1
Dislike0
User badge image

Milena Aquino

ClássicaLectinasAlternativa
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais