Buscar

detalhamento do complexo dentino pulpar

💡 1 Resposta

User badge image

O

Oi flavia tudo bem? Postei um conteudo de histologia que fala de forma bem completinha e resumida sobre toda histologia dental, incluindo complexo dentina e polpa, segue a parte que você pediu

 

COMPLEXO DENTINA E POLPA

  • Vamos falar aqui sobre os tecidos dentários(dentina, polpa e esmalte) começando com a dentina e polpa.
  • Essas estruturas dentina e polpa formam um complexo, são originadas da papila dentária (porção ectomesenquimal do germe), por terem a mesma origem, estão justapostos, localizados intimamente. A camada mais superficial da polpa é constituída de odontoblasto, e odontoblasto nada mais é do que a célula que produz a dentina (isso mostra a intimidade).
  • Se são tão íntimos por que estudamos separadamente? Apesar dessas coincidências todas como localização, quanto à forma de reagir, quanto a sua origem embriológica ( ambos derivam da porção ectomesênquimal do germe ), a composição desses tecido é OPOSTA. Um é quase completamente mineralizado (73% de minerais na dentina) e na polpa não tem mineralização é só parte orgânica.

DENTINA

  • A fibra colágena que forma o tecido conjuntivo da polpa, também está presente na dentina, só que em menor proporção (única coisa em comum na composição das duas) .É a parte orgânica da dentina. Polpa é formada apenas de fibras colágenas ( só tem parte orgânica)
  • 73%mineralizada( o que sobra é parte orgânica e água). Esses minerais estão representados na forma de hidroxiapatita.A hidroxiapatita representa no nosso organismo não só nos dentes que tem tecidos mineralizados como esmalte, dentina e cemento, mas também no osso, a forma fisiológica de deposito de minerais. Se eu encontro deposito mineral no meu organismo que não seja na forma de hidroxiapatita é um deposito patológico.
  • Caracteristicas da dentina: Dureza, resiliência,cor,acelular
  1. Dureza: Pela concentração de minerais, em ordem de dureza em primeiro lugar vem esmalte, dentina, osso e cemento empatados. Uma coisa é DUREZA, a dureza tem relação com a concentração de minerais sim, mas nem por isso significa que seja mais RESISTENTE.
  2. Resiliência: Quando pegamos o esmalte que tem 93% de mineral, pensamos assim: É mais duro então é mais resistente. Não é assim, porque o esmalte não tem o poder de se adaptar as mudanças conformacionais. Se você força ele a se adaptar ele fratura. Já a dentina, na sua composição, ela tem algumas estruturas que permitem que a dentina seja RESILIENTE (permite uma flexibilidade). O esmalte, além de ter muitos minerais, ele não tem nada na sua estrutura que permita que ele faça movimentos. Se você forçar ele vai quebrar, a não ser que ele esteja sustentado por dentina. Porque se ele estiver todo apoiado sobre a dentina, a preção que você exerceu sobre ele e transferida para a dentina, e ai a dentina se adapta porque ela é resiliente.A resiliência é explicada pela presença dos túbulos dentinarios

A dentina é mais resistente que o esmalte verdadeiro ou falso? Depende. Nunca vai estar totalmente verdadeiro. Depende se eu disser que é em relação aos ácidos bacterianos o ESMALTE É MAIS RESISTENTE (mais minerais), se fala que  em relação ao impacto, a força mastigatória A DENTINA É MAIS RESISTENTE (resiliente) 

  1. Cor: A cor da dentina vai de amarelo a acastanhado. Depende do tipo, da polaridade de dentina que a gente estiver tratando. É responsável pela coloração do dente(esmalte é translucido). 
  2. Acelular: A polpa é formada por tecido conjuntivo frouxo (com vasos sanguíneos e nervos) e está intimamente ligada a dentina. Na camada superficial da polpa, eu tenho o odontoblasto (produz dentina).Qualquer célula que tem prolongamento é dividida em prolongamento e corpo celular(núcleo).

 

O corpo celular do odontoblasto está na camada superficial da polpa e seu prolongamento adentra a dentina. A dentina então não tem célula, ela tem o prolongamento de uma célula que está na superfície da polpa (odontoblasto). Então a dentina é acelular.

Estrutura: Quando tudo começou não tinha dentina nenhuma, o odontoblasto com o seu prolongamento começa a produzir dentina e vai jogando para fora. Não pode ser em cima do prolongamento não porque é tecido mineralizado, se não esmaga. Então vou depositando ao redor. Consequentemente ao redor do prolongamento, surge um TÚBULO. Esse túbulo é chamado de TÚBULO DENTINÁRIO. 

  • No inicio, o prolongamento do odontoblasto era cumpridão, ia ate lá em cima. Por isso que o túbulo ficou grandão. Depois com o tempo, essa célula vai amadurecendo e seu prolongamento vai se diminuindo, encurtando, mas não deixa de existir não, ele só se recolhe, retrai um pouco. Esse espaço que sobra é preenchido por liquido tissular( liquido que banha as células/tecidos) . Devido aos túbulos dentinários a dentina é mais resiliente. . A dentina ela não é compacta, cheia de mineiras entrelaçados como no esmalte, o arranjo é mais frouxo.
  • Os túbulos dentinários são formados por dentina e entre eles tenho ainda depósitos de dentina. Tenho a dentina que forma a parede do túbulo, ela é chamada de DENTINA PERITUBULAR. Já a dentina que está entre os túbulos, é chamada de DENTINA INTERTUBULAR. A diferença entre elas é só na localização, e não de composição.
  • Tem como eu provocar um estímulo na dentina e ter dor? SIM. Porque a dentina apesar de ser desnervada (, a dentina é DESNERVADA IGUAL AO ESMALTE) ela é SENSÍVEL.A forma de se justificar a SENSIBILIDADE DENTINÁRIA apesar da dentina ser desnervada é a TEORIA HIDRODINÂMICA , culpa de quem? Do LÍQUIDO TISSULAR que está dentro dos TÚBULOS DENTINÁRIOS. Sensibilidade é transmitida em ondas ( devido ao liquido) e vai chegar ate as terminações nervosas onde tem inervação.

Modalidades:  Dentina interlobular e dentina peritubular, é só uma diferenciação das dentinas quanto a localização. Não muda a composição, é só a localização.

  • Agora vamos falar de modalidades tendo isso como critério, vamos falar dessa dentina, por isso vou classifica-la como: Pré- dentina, dentina primária, dentina secundária e dentina terciária.
  • Pré dentina: Marca o limite entre polpa e dentina. A pré dentina serve como uma transição, para que polpa não encontre logo de cara um tecido tão mineralizado como a dentina. A polpa e cheia de células ectomesenquimais indiferenciadas. Quando essas células estão diante de um tecido tão mineralizado, essas células posem se transformar em osteoblastos e destruir tudo. Por isso a primeira dentina que se forma é a pré-dentina que tem uma concentração mineral mais baixa, só para não provocar essa possível rejeição. A composição mineral dessa pré dentina é semelhante a do osso, e o osso está junto do nosso tecido conjuntivo no corpo inteiro, se adapta bem. A pré dentina fica PRA SEMPRE.
  • Dentina primária: Quando o dente está com a risogênese (formação de raiz ) incompleta, a dentina que se deposita é chamada de primária. Pode ser dividida em dentina primária do manto e dentina primária  circumpulpar. Ela vai ser chamada de dentina primária do manto, se o odontoblasto que a produziu, for recém-diferenciado (bem jovenzinho). Se essa dentina primária foi produzida por um odontoblasto maduro, totalmente diferenciado ela é chamada dentina primária circumpulpar.
  • Dentina secundária: Se a raiz está formada e mesmo assim eu continuo a depositar dentina ela é chamada de dentina secundária. Vai ser depositada onde eu tenho espaço (câmara pulpar e canal radicular). Ao longo da vida o canal radicular vai ficando cada vez menor. A câmara pulpar vai ficando cada vez menor, não vai estrangulando a polpa, mas a polpa  é tecido conjuntivo frouxo, se apertar ela, ela vai acomodando ate ter um espaço bem pequeno. Então a dentina secundária é fisiológica, ela é naturalmente depositada ao longo da vida. Aos 93 anos o espaço vai estar menor porque foi depositando dentina com o passar dos anos.

  • Dentina terciária: Agora a terciária, ela só acontece se houver a presença de um estímulo negativo, deletério, patogênico, do mal. Se você passou por isso, não vai ter dentina mais. A terciária deriva de um estímulo não fisiológico.
  • A dentina terciária pode ser dividida em Reparadora e Reacional. Reacional: é quando o odontoblasto foi provocado, mas não o suficiente para ele ter sido destruído. Ele foi provocado por um estímulo que não é fisiológico , reagiu.Tenho uma cárie, destruiu o esmalte todo, destruiu tudo, quase cheguei ao odontoblasto. Ai o odontoblasto num tiro de misericórdia, ele fala assim: ‘’Eu agora vou produzir uma dentina, mas muito organizada numa forma de proteger. Ele vem aqui e produz uma camada de dentina, para tentar proteger o odontoblasto. Essa é a dentina reacional,o odontoblasto não morreu.. Essa dentina também é chamada de esclerosada( devido a cor acastanhada que adquire porque ela tem essa aparência escurecida, porque nesse caso os túbulos dentinários vão se arranjando de uma forma diferenciada). Reparadora: O estímulo foi tanto que o odontoblasto MORREU. A dentina que surge a gente chama de dentina reparadora, mas na verdade É UM TECIDO OSTEOIDE. Quem produz então é o odontoblasto? Não, ele já morreu. a cárie veio , veio ,veio, atingiu o odontoblasto e ele morreu, mas ele tem aqui células mesenquimais indiferenciadas, que nessa condição vão se transformar em osteoblasto e vão produzir  matriz óssea, mas de pré osso que é o tecido osteoide. E como se fosse um osso sem organização de osso primário, secundário porque é pré osso, e vou depositar aqui .Esse tecido osteioide surge para conter a lesão. Na verdade não é dentina, é um tecido osteoide.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais