Buscar

Qual segmento da medula pode ser afetado com ocorrência de lesão ao nível de T12?

💡 5 Respostas

User badge image

Bio Anne

A lesão medular traumática ocorre quando um evento traumático, como o associado a acidentes automobilísticos ou motociclísticos, mergulho, agressão com arma de fogo ou queda resulta em lesão das estruturas medulares interrompendo a passagem de estímulos nervosos através da medula. A lesão pode ser completa ou incompleta.

A lesão é completa quando não existe movimento voluntário abaixo do nível da lesão e é incompleta quando há algum movimento voluntário ou sensação abaixo do nível da lesão.

A medula pode também ser lesada por doenças (causas não traumáticas), como por exemplo, hemorragias, tumores e infecções por vírus.

Dependendo do nível da lesão medular, a bexiga pode passar a ter dois tipos de comportamento:

  1. Passa a acumular uma quantidade menor de urina do que antes da lesão medular e os músculos da bexiga passam a ter contrações involuntárias com perdas freqüentes de urina - bexiga espástica, comum nas lesões medulares acima do nível sacral (acima de T12).
  2. Passa a acumular uma quantidade maior de urina do que antes da lesão medular porque os músculos da bexiga não se contraem mais e isto faz com que grande quantidade de urina fique retida dentro da bexiga, muito acima da capacidade normal - bexiga flácida, comum nas lesões medulares ao nível sacral (abaixo de T12).

O diagnóstico do tipo de bexiga é importante para a definição do tipo de tratamento que, de qualquer maneira, tem como principais objetivos: manter a bexiga com baixa quantidade de urina e com baixa pressão em seu interior, evitando o refluxo de urina da bexiga para os rins, prevenir infecções urinárias, promover a continência e preservar a função dos rins.

O método mais utilizado para esvaziamento da bexiga é o cateterismo intermitente. A técnica é simples e pode ser aprendida facilmente. O cateterismo intermitente é um procedimento no qual é introduzido um catéter (tubo) limpo através da uretra para esvaziar a bexiga, a cada três ou quatro horas durante o dia, procurando manter a pressão dentro da bexiga em níveis normais e evitando as perdas urinárias. Se, mesmo com o cateterismo realizado adequadamente, continuar havendo perdas, existem medicações que interferem na contração ou no relaxamento da bexiga ou da uretra que, associadas ao cateterismo, vão permitir melhores condições de armazenamento e esvaziamento.

1
Dislike0
User badge image

Ana Luiza Neves

Segmento lombar

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma Lesão Medular é caracterizada por uma interrupção de forma total ou parcial dos estímulos enviados por neurônios via medula, levando a um paralisia e perda de sensibilidade do nível da lesão para baixo. Além disso, pode haver mudanças nos sistemas: intestinal, urinário e autônomo.


Os níveis da lesão são:

  • Cervicais: irá comprometer o tronco, membros superiores e inferiores. A lesão pode ocorrer nos níveis: C1, C2, C3, C4, C5, C6 ou C7.

  • Torácicas: irá comprometer o tronco e membros inferiores. A lesão pode ocorrer nos níveis: T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, T9, T10, T11 ou T12.

  • Lombares: irá comprometer os membros inferiores. A lesão pode ocorrer nos níveis: L1, L2, L3, L4 ou L5.

  • Sacrais: irá comprometer membros inferiores, embora de forma mais branda que as lesões lombares. A lesão pode ocorrer nos níveis: S1, S2, S3, S4 ou S5


Assim, o segmento da medula que pode ser afetado com ocorrência de lesão ao nível de T12 é o segmento torácico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais