Buscar

Id, Ego e Superego

O Id, o Ego e o Superego constituem a estruturação da personalidade. Quais são suas principais características?

💡 6 Respostas

User badge image

Débora Laiane

Eles são, a meu ver, uma forma que Freud achou para peculiarizar as nuances da personalidade. Se são peculiares característicamente falando, podemos compreendê-los divididos como um sistema primitivo, rústico (ID) em que nossas ações seguirão instintos que por sua vez, no ser humano não é desenvolvido genotipicamente, mas lapidado no contato social, essa lapidação é denominada NOME-DO-PAI que irão apresentar as regras necessárias à sobrevivência (convívio, aceitação social, etc.), já o EGO é o ponto de equilíbrio da personalidade, quando é impossível um ponto de contato saudável entre duas vertentes totalmente distintas (ID E SUPEREGO), acredito também que o EGO seja o filho de uma mãe histérica (ID) e de um pai autoritário (SUPEREGO), cabe aos pais educar o filho, principalmente ao pai (O CORTE).

2
Dislike0
User badge image

Nathália Malagone

  • ID

É o sistema original da personalidade, a matriz de onde se origina os demais sistemas. O conteúdo do ID é tudo aquilo que é psicológico, herdado e o que se acha desde o nascimento.

Não tem conhecimento da realidade, não tolera aumento de energia (tesão) e procura descarregá-la imediatamente. São as ações reflexas e processos primários. No processos primários, o psiquismo cria uma imagem do objeto.

 

  • EGO

É o processo secundário. As necessidades requerem negociações com a realidade. O EGO compara a imagem subjetiva do ID com a imagem objetiva, pois o EGO reconhece os estímulos da realidade. O principio da realidade suspende a satisfação momentânea do instinto ate encontrar o objeto adequado para a satisfação. Utilizando os elementos da realidade, o principio secundário, elabora um planejamento para atender as necessidades. O EGO controla a ação e seleciona as característica favoráveis do ambiente e escolhe os instintos que devem ser satisfeitos.

Mecanismos de defesa do EGO, negam, falsificam e distorcem a realidade.

 

  • SUPER EGO

É o ultimo sistema a se desenvolver. É o representante interno dos valore sociais e morais e dos ideais da sociedade. Instala-se mediante um sistema de recompensas e punições durante a educação da criança. O SUPER EGO procura o ideal e não o real.

As principais funções do SUPER EGO são: 1- inibir impulsos do ID 2-Convencer o EGO a substituir objetos realistas para os moralistas 3-Buscar a perfeição

 

2
Dislike0
User badge image

Rahyssa Fernanda

  • O ID é o único componente da personalidade que está presente desde o nascimento.
  • O ego é o componente da personalidade que é responsável por lidar com a realidade.
  • O superego é o aspecto da personalidade que mantém todos os nossos padrões morais internalizados e ideais que adquirimos dos pais e da sociedade – é nosso senso de certo e errado.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais