Buscar

você considera possível alterar o sistema de governo presidencialista para o parlamentarista por meio de emenda constitucional?

Teoria do direito constitucional

💡 3 Respostas

User badge image

Agostinho Tirello

Primeiramente, não. Mas em consulta superficial, há dois posicionamentos: de que seria necessário uma Assembléia Constituinte para alterar o sistema de governo, dito pelo Ministro do STJ; ou de que poderia ser realizado um plebiscito com este intuito, com base na soberania popular (o poder emana do povo).

No primeiro, disse o Ministro: "Todas as grandes mudanças legislativas no Brasil, a respeito de modo de governar e modo de escolha dos nossos representantes, deve aguardar o novo Congresso Nacional. E se necessário for, a convocação de uma assembleia constituinte apenas para discutir a reforma política. [...]" Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-12/ministro-do-stj-diz-que-mudar-sistema-de-governo-so-por-meio-de> Acesso em: 01 out 2018.

No segundo posicionamento, a advogada Aline C. Nobile expôs: 

É temerário falarmos em certezas em tempos de instabilidade econômica e política acachapantes, porém o parágrafo único do artigo 1º da Constituição Brasileira é de clareza solar: “Todo o poder emana do povo” e este baseia-se em um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, a saber, a cidadania (artigo 1º, II, CRFB/88). E se o povo pode exercer seu poder e a cidadania diretamente, através de plebiscito, da mesma maneira que a população o fez em 1993, não cabe ao Judiciário limitá-lo, pois fazer isso seria negar a própria soberania popular.

Fonte: Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2016-mai-11/aline-nobile-mudanca-sistema-sistema-governo-possivel>. Acesso em: 01 out 2018.

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Sobre o tema, importante a lição de Pedro Lenza:

“tendo o povo manifestado em plebiscito a preferência pelo presidencialismo, poderia uma emenda à Constituição instituir o parlamentarismo no Brasil, como inclusive se vem veiculando na imprensa? Entendemos que tanto a lei como a EC seriam flagrantemente inconstitucionais. Isto porque, uma vez manifestada a vontade popular, esta passa a ser vinculante, não podendo ser desrespeitada. Referidos dispositivos seriam inconstitucionais por violarem os arts. 14, I ou II, c/c o art. 1º, parágrafo único, qual seja, o princípio da soberania popular. Nesse sentido, parece-nos possível concluir que a democracia direta prevalece sobre a democracia representativa.” (Direito Constitucional Esquematizado. 17ª ed. pg. 1212)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais