Buscar

Por que as linhas de campo elétrico nunca se cruzam?

💡 3 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Duas linhas de força de um mesmo campo elétrlco nunca se cruzam. A demonstração dessa propriedade se faz por absurdo. Suponhamos que duas linhas de força (1) e (2) se cruzassem no ponto A . Como em cada ponto o vetor campo é tangente à linha de força, concluiríamos que existiria um vetor  tangente à linha de força (1), e um vetor  tangente à linha de força (2). Logo, no mesmo ponto A existiriam dois campos,  e . Mas, isso não pode acontecer, pois pela propriedade fundamental do campo elétrico, em cada ponto só existe um vetor campo, perfeitamente determinado em intensidade, direção e sentido.

Portanto, podemos inferir que por um ponto passa apenas uma linha de campo elétrico.

2
Dislike0
User badge image

Luma Natállia

Nao lembro
0
Dislike2
User badge image

Ualisson Ferreira

Quando não há cargas pontuais, as linhas não se cruzam, pois isso resultaria em uma ambivalência na direção da força em determinado ponto. A exceção fica por conta dos lugares no espaço onde o campo é nulo, caso em que poderá ocorrer o cruzamento das linhas de campo sem gerar qualquer ambiguidade.

Portando, Não seria possível as linhas do campo elétrico se cruzarem. Porque o vetor campo elétrico é dado pela tangente às linhas de campo. Com isso, se elas se cruzassem, poderia haver mais de um vetor para o mesmo ponto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais