Buscar

que prevejam desatinação de créditos orçamentarmos .

2- analise  constitucionalidade  e emenda  à constituição  estadual  com seguinte  terror  serão de execução obrigatória  os dispositivos  da lei orçamentaria  anual introduzidos  por  emenda  parlamentar  ao respectivo  projeto de lei  que prevejam  desatinação de créditos  orçamentarmos .

💡 2 Respostas

User badge image

Manoel Pacheco

Isso mesmo!!

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A Emenda Constitucional nº 86/2015 previu o orçamento impositivo no que diz respeito às emendas parlamentares individuais. Vejamos.

"Art. 166.

§ 9º As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.

§ 10. A execução do montante destinado a ações e serviços públicos de saúde previsto no § 9º, inclusive custeio, será computada para fins do cumprimento do inciso I do § 2º do art. 198, vedada a destinação para pagamento de pessoal ou encargos sociais.

§ 11. É obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o § 9º deste artigo, em montante correspondente a 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, conforme os critérios para a execução equitativa da programação definidos na lei complementar prevista no § 9º do art. 165.

Até o momento não houve qualquer declaração de inconstitucionalidade dessa regra pelo STF.

Inclusive, inúmeras Assembléias Legislativas têm aprovado emendas às constituições estaduais praticamente replicando a regra da EC 86/2015.

No entanto, a situação narrada é diferente. Emenda  à constituição  estadual  que determine execução obrigatória dos dispositivos da LOA introduzidos  por  emenda  parlamentar seria muito mais ampla que o disposto na referida EC 86/2015.

Considerando que o orçamento, em regra, é apenas autorizativo. Considerando ainda que medida dessa ordem implicaria em sérias limitações ao Poder Executivo, na medida em que perderia qualquer margem de atuação administrativa sobre essas dotações. Temos que, diante desse quadro, a Emenda padece de vício na medida em que desrespeita o Princípio da Separação de Poderes, caracterizando clara e desproporcional ingerência do Poder Legislativo sobre o Poder Executivo, usurpando a função administrativa atribuída a este último.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais