Buscar

posse e composse?

💡 3 Respostas

User badge image

Agostinho Tirello

A posse pode ser considerada um atributo pessoal, ou seja, uma só pessoa exerce a posse sobre um determinado bem (móvel ou imóvel), por exemplo, o seu carro está sob sua posse. Já no caso da composse, pode ser considerada um atributo coletivo, onde mais de uma pessoa exerce, ao mesmo tempo, a posse de um bem indiviso. (art. 1.199, Código Civil). Por exemplo, se esse carro pertence a você e seu irmão, fruto de herança de seu pai, ambos terão direito de posse sobre o bem.

0
Dislike0
User badge image

Gisele Cassin

http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/direitos-reais-objetos-da-posse-e-composse

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para Maria Helena Diniz, “posse é o exercício, pleno ou não, de fato dos poderes constitutivos de domínio ou somente de alguns deles, como no caso de direitos reais sobre coisas alheias, hipótese em que recebe a denominação de “quase posse”, logo, tradicionalmente, a posse propriamente dita só se refere à propriedade, sendo a “quase posse” o exercício de outros direitos reais, desmembramentos de domínio, que dests se destacam e param em outras mãos, como as servidões, o usufruto, etc.

O artigo 1.196 do Código Civil define possuidor: “Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de alguns direitos inerentes à propriedade.”

A composse está prevista no artigo 1.199 do mesmo código: “Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórias, contanto que não excluam os dos outros possuidores.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais