Buscar

O que é solução sólida intersticial?

💡 4 Respostas

User badge image

Felipe Reis

Solução Sólida intersticial é quando temos um átomo de menor tamanho inserido na estrutura cristalina. Esse átomo de menor tamanho é o soluto - menor concentração e ele ae encaixa numa posição instersticial do solvente - maior concentração. A liga de aço pode ser considerada um exemplo de solução sólida intersticial!
0
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Uma solução sólida pode ser definida como sendo quando ocorre a presença de átomos de soluto na estrutura de um material hospedeiro (átomos do solvente), sem que esta presença modifique a estrutura cristalina do material solvente.

Existem dois tipos mais comuns de solução sólida: substitucional e intersticial.

A solução sólida intersticial ocorre quando os átomos das impurezas (soluto) se alocam nos espaços vazios do material hospedeiro (regiões intersticiais). Em metais, isto ocorrerá se o raio atômico deste átomo intersticial for pequeno. Estas impurezas geralmente também permitem pouca solubilidade, geralmente menores do que 10 %, sem que ocorra a formação de fase secundária.

A solução sólida intersticial geralmente causam grandes distorções na rede cristalina do material hospedeiro. Esta distorção por sua vez afeta as propriedades mecânicas dos materiais mais intensamente do que os átomos que promovem solução sólida substitucional.

0
Dislike0
User badge image

Elisson Berto

os átomos de soluto ocupam os interstícios existentes no reticulado.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais