Buscar

Em relação ao mercado de câmbio, é correto afirmar que:

 
  A taxa de câmbio praticada no mercado de câmbio brasileiro é livremente negociada entre os agentes e seus clientes, desde que observem as normas regulamentadoras deste mercado.
  Somente as importações têm influência direta na taxa de câmbio, já que o país se torna um grande devedor, necessitando comprar altos volumes de dólares para pagar os fornecedores estrangeiros.
  Ainda que haja fluxo de dólares entre as empresas brasileiras e empresas multinacionais, o ingresso ou a saída desse capital não influencia o valor da taxa de câmbio.
  Em decorrência da autonomia dos agentes financeiros, o Banco Central do Brasil não intervém no mercado de câmbio, deixando que a cotação do dólar flutue livremente, já que as reservas dessa moeda ficam sob a custódia do Banco do Brasil.
  Qualquer pessoa ou empresa pode comprar livremente e vender dólar câmbio sem que haja controle e/ou interferência do Banco Central do Brasil, uma vez que as operações são feitas por uma casa de câmbio ou uma agência bancária.

💡 8 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O Mercado Financeiro, por definição, trata-se de um mercado onde ocorre as mas diversas transações de compra e venda de ativos financeiros, como, por exemplo, ações, câmbio e commodities.

Pode ser subdividido em quatro tipos de mercados: mercado de câmbio, mercado de capitais, mercado de crédito e mercado monetário. O mercado de câmbio consiste basicamente no mercado onde ocorrem trocas de moedas estrangeiras pela moeda nacional, sendo o Banco Central o órgão responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de câmbio. Já o mercado de capitais, é o mercado utilizado pelas empresas para obtenção de recursos para desenvolver seus projetos e investimentos. Dentro desse mercado, há suas subdivisões, o mercado primário, onde as empresas captam o capital para seus investimentos, além do mercado secundário, onde são negociados os títulos das empresas. O mercado de crédito corresponde a concessão de crédito para indivíduos, incluindo as operações tanto de curto quanto de médio prazo. Por fim, o mercado monetário, em que ocorrem operações de transferências de recursos entre as próprias instituições financeiras, no chamado mercado interbancário.

Em resumo, o mercado de câmbio trata-se do ambiente exclusivo para negociação de moeda estrangeira que, no Brasil, não pode operar livremente, deve haver um estabelecimento bancário comercial como intermediador.

Nesse contexto, a alternativa a) está correta.

1
Dislike0
User badge image

MARLON MOREIRA

Ultimamente o Banco Central  tem feito muita intervenção no cambio, com contratos de SWAP.

Não esta tão flutuante como deveria ser.

 

0
Dislike0
User badge image

Juliana Azevedo

Alternativa ( a)
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais