Buscar

Qual é a relação estabelecida entre os peroxissomos e a produção de ATP nas mitocôndrias?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Laura Nascimento

Peroxissomos, também chamado de peroxissoma, é uma organela celular esférica, limitada por membrana, presente no citoplasma, principalmente de células de animais, que possuem um diâmetro de 0,5 a 1,2 µm.

Assim como as mitocôndrias, estas organelas utilizam grandes quantidades de oxigênio, no entanto, não produzem ATP, não participando diretamente do metabolismo. Recebem esse nome por oxidar substratos orgânicos específicos, retirando átomos de hidrogênio e combinando-os com oxigênio molecular (O2). Essa reação resulta na produção de peróxido de hidrogênio (H2O2), uma substância oxidante muito prejudicial à célula, sendo imediatamente eliminada pela enzima catalase, também presente no interior dos peroxissomos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver essa questão é necessário saber o conceito de peroxissomos.
Os peroxissomos são organelas presentes no citoplasma de grande parte das células eucariontes. São cobertos por uma camada bilipídica, e armazenam no meio enzimático, o peróxido de hidrogênio.
Sua função é a degradação de agentes tóxicos que entram no organismo, como o etanol. Esse processo acontece com a ação das enzimas catalases e oxidases. Quando essa degradação é finalizada, a célula fica com excesso de peróxido de hidrogênio, que também é função dos peroxissomos degradar.
Seu papel na produção de ATP está relacionado com os ácidos graxos. Quando os peroxissomos degradam o ácido graxo, é produzida acetil-CoA, que é direcionada às mitocôndrias para o bom funcionamento do ciclo de Krebs, gerando ATP.
Resumidamente, os pexissomos indiretamente produzem acetil-CoA e geram ATP.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais