Buscar

quem é o principal auxiliar de justiça?

na opinião de vocês, qual seria o principal auxiliar de justiça?

💡 2 Respostas

User badge image

Agostinho Tirello

De acordo com a Consituição Federal, Art. 133: "O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.".

Porém, existe também a figura do Oficial de Justiça, que é praticamente o longa manus do juiz, sendo, portanto, um auxiliar da justiça.

Seguindo uma interpretação mais ampla do sentido da palavra "auxiliar de justiça", poderia dizer que o próprio juiz é um auxiliar da justiça, devido à sua competência de aplicar a lei, contribuindo para a justiça.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Todos os auxiliares do processo são fundamentais para seu regular desenvolvimento e para melhor garantia dos interesses das partes, bem como para proteger diversos direitos processuais constitucionalmente garantidos.

Entretanto, se analisarmos a recorrência de atuação, teremos o escrivão ou chefe da secretaria, pois atuarão em todos os processos, necessariamente.

São os auxiliares de justiça: " o escrivão, o chefe de secretaria, o oficial de justiça, o perito, o depositário, o administrador, o intérprete, o tradutor, o mediador, o conciliador judicial, o partidor, o distribuidor, o contabilista e o regulador de avarias."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais