Buscar

O que confere especificidade catalítica a uma enzima?

💡 2 Respostas

User badge image

Luniany Escobar

Acredita-se que a eficiência catalítica das enzimas se deve à formação de um complexo entre a enzima e o estado de transição do substrato (complexo ES‡), o que permite a estabilização do estado de transição e a conseqüente aceleração da reação. Logo, a especificidade enzimática é função das interações não-covalentes entre a enzima e o substrato no estado de transição. A compreensão das bases moleculares da especificidade enzimática passa pela identificação de resíduos de aminoácido do sítio ativo que interagem com o estado de transição de diversos substratos, determinação das energias destas interações e conseqüentemente de sua importância relativa na catálise. Tomando como modelo uma beta-glicosidase, dados de biologia estrutural e experimentos de mutação sítio-dirigida e cinética enzimática têm sido usados a fim de determinar e compreender as bases moleculares da especificidade desta enzima frente a diversos glicosídeos.

2
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

É seu sítio ativo, no caso seu sítio catalítico, pois ele é específico para o seu substrato, nesse caso apenas o substrato ou compostos similares a ele podem se ligar ao sítio ativo e assim serem modificados pela enzima. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais