Buscar

Convencionou-se determinar o nascimento do Estado Moderno: (aguardo resposta)

💡 10 Respostas

User badge image

Lu Anna

Com a Paz de Vastfalia, 1648

5
Dislike0
User badge image

GB .

Com a Paz de Vistfália em 1648

 

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

INTRODUÇÃO

A partir dos séculos X e XI a sociedade feudal iniciou um processo de mudanças. A economia feudal, baseada na agricultura, passou a ser substituído por um modelo de funcionamento da sociedade baseado na dinâmica dos mercados, o capitalismo. Esse movimento de perda da capacidade do sistema feudal de orientar o funcionamento das economias durou durante alguns séculos, até que o início de XV passou a ser substituído por um outro sistema, baseado em novas atividades e com distintas possibilidades de desenvolvimento de suas esferas social, política e econômica a longo prazo.


CONTEXTUALIZAÇÃO

O sistema feudal passou a perder as forças que moviam o seu funcionamento a partir do século XI. No século XV, na Europa, viu-se a ascensão de um novo meio de vida sobretudo baseado nas trocas comerciais, era o capitalismo. Neste mesmo período houve a centralização dos Estados nacionais, como Portugal, França, Inglaterra, Espanha e, posteriormente, Itália. Vale lembrar que no modelo feudal não havia Estados centralizados e quem controlava o poder eram os senhores feudais; além disso, os feudos eram autônomos politicamente e podiam ser comandados por reinos maiores. De qualquer forma, tais elementos foram por água abaixo com os movimentos sociais (revolta de camponeses) e com o desenvolvimento do comércio em grande escala. Neste movimento, novas classes sociais surgiram, caso da burguesia, e esta passa a interferir cada vez mais nas esferas política, econômica e social da sociedade, se tornando uma classe importantíssima em todos os aspectos. No final das contas, os Estados Nacionais surgem para garantir sociedades mais estáveis e para garantir que os interesses da burguesia, dos reis e de membros da nobreza. Ou seja, neste novo esquema, a vontade geral das classes comandava os rumos do sistema. Enfim, entre as características deste movo modo de vida, destaca-se o fato de que os membros da sociedade passariam a ter um vínculo jurídico com o Estado. Haveria a existência de um agrupamento de pessoas responsáveis pelo poder executivo do Estado. Além disso, o povo passaria a viver em um determinado território controlado pelo Estado.

CONCLUSÃO

Com a ascensão do Estado Moderno a partir do século XV, as sociedades começaram a desenvolver novas características, aspirações, tradições e modelos de desenvolvimento. Neste momento, a sociedade feudal passou a entrar em decadência: as bases da economia, da sociedade e da economia desabaram. O sistema de feudos autônomos passou a não ser mais coerente com a nova dinâmica geral de funcionamento das esferas. Novos agentes como a burguesia, e suas novas relações com a nobreza e com os reis passaram a orientar o funcionamento da economia.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais