Buscar

Sociedade Feudal

A principio entendo o periodo Feudalismo. Porém tendo que estudar mais a fundo sobre essa época acabo caindo sobre os tipos de pessoas que caracterizam e formam o estilo de vida desse periodo.

Tenho problemas e entender a relação dos Reis e vassalos, como forma isso.
A influencia da igreja, tranquilo.
Mais os tipos de servos. Vendo essa parte fiz um nó na cabeça. Pelo que entendi exietem vários tipos deles... 

Alguém me da um help!! rsrs

💡 1 Resposta

User badge image

Marcelo Rafael Tumiski

A sociedade feudal era composta por três grupos sociais com status fixo: os Nobres (guerreiros), o Clero (religiosos) e os servos (mão de obra). O que determinava o status social era o nascimento. Não se pode dizer que a mudança de classe social não existia, pois alguns camponeses tornavam-se padres e passavam a integrar o baixo clero, mas, essa mudança era rara e um servo dificilmente ascenderia à outra posição. Havia também a relação de suserania entre os Nobres, onde um nobre (suserano) doava um feudo para outro nobre (vassalo).

A nobreza (senhores feudais) tinha como principal função guerrear, além de exercer poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar (relações de suserania e vassalagem).

Os servos constituíam a maior parte da população camponesa e estavam presos à terra, sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestar serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Para receberem direito à moradia nas terras de seus senhores, juravam-lhe fidelidade e trabalho. Por sua vez, os nobres, para obterem a posse do feudo faziam o mesmo juramento aos reis.

Os Vassalos ofereciam ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. Dessa maneira, afirmavam-se as relações de dependência pessoal (vassalagem), garantindo aos senhores aumentarem continuamente sua força militar através do apoio armado que recebiam de seus vassalos. Estes, em troca de fidelidade e lealdade a seu senhor, recebiam benefícios, como o feudo. A cerimônia da homenagem, através da qual o vassalo colocava suas mãos entre as do senhor, sacramentava os laços de dependência pessoal. Ao longo da Alta Idade Média, esse quadro político se consolida, afirmando o poder local, monopolizado pelo senhor feudal.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais