A maior rede de estudos do Brasil

a- primeira, primeira. B segunda, segunda. C terceira, terceira. D quarta, quarta.

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, corretamente, as lacunas do parágrafo a seguir.   As contribuições à seguridade social submetem-se ao princípio da anterioridade mitigada, necessária destinação do produto de arrecadação, as quais não partilham das receitas com estados, Distrito Federal e municípios, como ensinam Carlos César Sousa Cintra e Juraci Mourão Lopes Filho, ao tratarem das contribuições no sistema tributário brasileiro:   Uma análise do perfil das contribuições que trata a CF/88 ratifica o nosso entendimento. A seguridade social (a que estão vinculadas as contribuições do art. 195) é um direito de __________ geração. Também relacionadas com os direitos de __________ geração são as contribuições institucionais de categoria econômica e profissional.


2 resposta(s)

User badge image

Especialistas PD

Há mais de um mês

Resposta correta: B

A seguridade social é considerada pela doutrina como um direito de segunda geração.

Nesse sentido, Paulo Henrique Gonçalves Portela aduz: “Exemplos de direitos de segunda geração são aqueles relacionados com a educação, a saúde, a seguridade social, o trabalho, etc”. (Direito Internacional Público e Privado, 6ª Ed., pg. 827) (grifo nosso).

Na mesma linha, André de Carvalho Ramos ensina que "os direitos sociais são também titularizados pelo indivíduo e oponíveis ao Estado. São reconhecidos o direito à saúde, educação, previdência social, habitação, entre outros, que demandam prestações positivas do Estado para seu atendimento e são denominados direitos de igualdade por garantirem, justamente às camadas mais miseráveis da sociedade, a concretização das liberdades abstratas reconhecidas na primeiras declarações de direitos. Os direitos humanos de segunda geração são frutos das lutas sociais na Europa e Américas (...)" (Curso de Direitos Humanos, 1ª ed., pg. 56) (grifo nosso)
Na medida em que o segundo enunciado inicia pela expressão "também relacionadas com os direitos de", percebe-se que ela se refere a mesma geração de direitos do primeiro enunciado, qual seja, a segunda geração. Não poderia ser diferente, já que as contribuições de categorias econômicas e profissionais visam fortalecer o sindicalismo e, por via de conseguência, os direitos trabalhistas, esses também de segunda geração.

 

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes