Buscar

Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura e tem a função :

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos tem o condão de garantir maior possibilidade de acesso e promoção da justiça para todos os cidadãos. É um meio de agilizar e tornar mais eficientes os processos decisórios de contendas, num lapso temporal socialmente desejável.

Segundo Thiago Tavares, os referidos métodos apresentam soluções rápidas e eficazes, permitindo uma alternativa plausível à opção legal, desde que esta não se imponha, a exemplo do que sucede nas matérias que envolvem direitos indisponíveis, irrenunciáveis e intransigíveis ou que contrariem lei específica e princípios de ordem pública. 

Os mais conhecidos e usuais são a arbitragem, a conciliação, a negociação e a mediação.

Segundo Antônio Gabriel Marques Filho, "a arbitragem é geralmente entendida como um instrumento ou meio alternativo para a solução de conflitos relativos aos direitos patrimoniais e disponíveis, o que ocorre através de um árbitro escolhido em comum acordo pelas partes – via de regra um especialista no tema do conflito ou matéria controvertida – o qual facilitará o processo de mediação e conciliação, emitindo ao fim uma sentença arbitral".

Ainda segundo o autor, "na conciliação, diferente da jurisdição estatal e da arbitragem, o método traz a figura do conciliador, que embora sugira uma solução às partes, não pode impor sua sugestão ou vontade, como se lhe permite ao juiz togado e ao árbitro. Naturalmente que o conciliador, em sua tentativa de pacificar o conflito, busca que as partes aceitem suas ponderações e alternativas; cabendo a estas exclusivamente e de modo espontâneo a decisão ou não de aceitação das medidas apontadas.

A mediação, por sua vez, através da figura do mediador – figura neutra e imparcial – apenas auxilia as partes a solucionar entre si o conflito, sem sugerir ou impor uma solução ou mesmo interferir nos termos do acordo."

1
Dislike0
User badge image

Lilian Silva

tem a função de compor, solucionar os conflitos ...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais