Buscar

Existe jornalistas imparciais? e ate que ponto a parcialidade prejudica na informação?

Sabemos que a imparcialidade para o jornalismo e de grande relevancia, mas sabemos tambem que ela e praticamente impossivel, ja que vivemos e sociedade, de forma indireta pegamos os sentimentos dos outros, e esse sentimento faz com que escolhemos um lado, passamos a informação da forma que pensamos. ate que ponto isso prejudica na informação? 

💡 2 Respostas

User badge image

Natália Celle

A verdade é que a imparcialidade envolve também problemas de produção (rapidez, falta de recursos, a colcha de retalhos da visão do editor, do cinegrafista e repórter...), políticos e da empresa jornalística (que obviamente trata a notícia como mercadoria). É complexo... Não existe jornalismo com imparcialidade absoluta. O "recorte" nos impede nisto também. Isso afeta como a informação é assimilada e processada, até chegar no interlocutor. Uma maneira de tentar amenizar as interferências que distorçam a notícia é buscar a pluralidade de versões e até mesmo presenciar o fato (quando possível), se recusar a fazer matérias que lhe fazem perder a objetividade, buscar a precisão (muito importante!)... Vale conferir código de ética do jornalismo que nos ajuda a nos orientar nisto também... Enfim, não existe notícia pura, mas podemos nos esforçar para diminuir as distorções, e, por fim, alcançar nem que seja o mínimo de imparcialidade.
0
Dislike0
User badge image

Ana Carolina Braba

sempre existe jornalistas imparciais

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais