Buscar

oque sao fonemas?

💡 6 Respostas

User badge image

Educador

Boa noite, Talia segue sua resposta Os fonemas são os sonsproduzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os seres humanos produzem sons que se articulam, juntam-se e formam as palavras. Para representar graficamente os sons, utilizamos as letras. É importante que se compreenda a diferença entre as letras e os fonemas. Observe as palavras abaixo: a) Sapato Letras: s, a, p, a, t, o Fonemas: / s /, / a /, / p /, / a/, / t /, / o / O número de letras (5) é igual ao número de fonemas (5). b) Hebreu Letras: h, e, b, r, e, u Fonemas: / e /, / b /, / r /, / e /, / u / O número de letras (6) não é igual ao número de fonemas (5), pois a letra 'h' não representa nenhum fonema/som. c) Sexo Letras: s, e, x, o Fonemas: / s /, / e /, / k /, / s /, / o /
1
Dislike0
User badge image

Anne Gabriele

A unidade sonora mais simples da língua que permite distinção de significado recebe o nome de fonema.

Na língua falada, os fonemas permitem estabelecer uma distinção entre uma palavra e outra. As palavras gato e mato,por exemplo, distinguem-se pelo fonema inicial /g/, em gato e /m/, em mato. Na transcrição dos fonemas, usam-se barras: /g/, /m/, /a//t/, /o/.

O fonema é a unidade básica de estudo da fonologia, área da linguística que estuda a função e organização dos sons da fala.

0
Dislike0
User badge image

alex silva

Fonema é o menor som  que somos capazes de produzir. Por exemplo, a palavra "TAXI" embora tenha apena 4 letras,ela tem 5 fonemas: TAKSI. pois o x ,nesse caso, representa  dois fonemas  "K" e "S".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais