Buscar

Como se denomina o processo para criação da empresa pública, e quais são suas principais características?

💡 2 Respostas

User badge image

Valquíria Novaes

Determina o inciso XIX do artigo 37 da Constituição Federal: "somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)".

Assim, a empresa pública tem a criação autorizada por lei específica e, conforme Alexandre Mazza (Manual de Direito Administrativo, 6ª ed. p. 255), a instituição por meio de lei específica envolve três fases: promulgação de lei autorizadora; expedição de decreto regulamentando a lei; registro dos atos constitutivos em cartório e na Junta Comercial. Esta última fase é a que confere personalidade jurídica à empresa pública.

Portanto, tendo em vista que a criação de empresas públicas depende de lei, o processo para sua criação se chama legislativo, sendo que a lei determinará “nomeadamente que entidade pretende gerar, que escopo deverá por ela ser cumprido e quais as atribuições que tanto lhe confere” (Celso Antônio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo, 27ª ed. p. 204).

A pergunta ficou dúbia no final. As principais características do processo de criação da empresa pública eu citei acima e as principais características das empresas públicas são:

* Criação autorizada por lei;

* Todo capital social é público (podendo ser federal, estadual, distrital ou municipal);

* A forma organizacional é livre;

* Possui foro na Justiça Federal.

 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

“A instituição de empresas estatais depende de lei autorizativa específica, cuna iniciativa é do Chefe do Poder Executivo (art. 37, XIX, c/c o art. 16, §1º, II, b e e, da CRFB). É preciso que a criação da estatal seja autorizada por lei específica. Contudo, o nascimento das empresas públicas e das sociedades de economia mista somente ocorrerá com a inscrição dos atos constitutivos no respectivo registro (art. 45 do CC). Em outras palavras: as estatais são criadas como as demais pessoas privadas, com a peculiaridade da exigência de lei específica prévia autorizando essa criação.” (Organização Administrativa. 4ª ed. pgs. 152-153)

Portanto, a criação de empresa pública demanda lei autorizativa mais registro público. Não há nome específico para esse processo de criação.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados