Buscar

Língua Brasileira de Sinais

  1. Na busca pela garantia dos direitos dos surdos, e diante de reformulações nos aspectos educacionais, a educação dos surdos hoje no país vive uma tensão que defende a educação inclusiva que prevê professores bilíngues (Língua de Sinais e Português). O que acontece na prática está longe de atender a essas indicações. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:

 

I- Considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, o professor não deve se preocupar em buscar meios de forma a possibilitar o ensino-aprendizagem de todas as crianças.

II- Na tentativa de comunicação, criam-se dinâmicas educacionais na sala de aula e na escola, porém grandes partes delas estão focalizadas na língua oral e na escrita da mesma.

III- A Lei de Libras 10.436, de 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito a escolhas na área da educação, na sua própria língua, ou seja, na modalidade bilíngue.

IV- Os alunos surdos inseridos nos espaços educacionais de alunos ouvintes têm o mesmo direito de aprender vocábulos com os suportes adequados.

 

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

 

FONTE: BRASIL. Lei de Libras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.

  1. a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
  2. b) As sentenças I e II estão corretas.
  3. c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
  4. d) As sentenças I, II e III estão corretas.

💡 6 Respostas

User badge image

Maiara Pereira

II,III e IV
0
Dislike0
User badge image

Izabel Resende

 II, III e IV 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

(F) I- Considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, o professor não deve se preocupar em buscar meios de forma a possibilitar o ensino-aprendizagem de todas as crianças.

(V) II- Na tentativa de comunicação, criam-se dinâmicas educacionais na sala de aula e na escola, porém grandes partes delas estão focalizadas na língua oral e na escrita da mesma.

(V) III- A Lei de Libras 10.436, de 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito a escolhas na área da educação, na sua própria língua, ou seja, na modalidade bilíngue.

(V) IV- Os alunos surdos inseridos nos espaços educacionais de alunos ouvintes têm o mesmo direito de aprender vocábulos com os suportes adequados.

Portanto a alternativa correta é a letra "A - As sentenças II, III e IV estão corretas."

É fundamental que o professor se preocupe com a aprendizagem de seus alunos, todos eles - sem exceção - e isso inclui a busca de possibilidades para o ensino-aprendizagem de alunos que não se adequem a linguagem oral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais