Língua Brasileira de Sinais

  1. Na busca pela garantia dos direitos dos surdos, e diante de reformulações nos aspectos educacionais, a educação dos surdos hoje no país vive uma tensão que defende a educação inclusiva que prevê professores bilíngues (Língua de Sinais e Português). O que acontece na prática está longe de atender a essas indicações. Sobre esse processo, analise as seguintes sentenças:

 

I- Considerando a diferença linguística instaurada em sala de aula, o professor não deve se preocupar em buscar meios de forma a possibilitar o ensino-aprendizagem de todas as crianças.

II- Na tentativa de comunicação, criam-se dinâmicas educacionais na sala de aula e na escola, porém grandes partes delas estão focalizadas na língua oral e na escrita da mesma.

III- A Lei de Libras 10.436, de 24 de abril de 2002, garante aos surdos o direito a escolhas na área da educação, na sua própria língua, ou seja, na modalidade bilíngue.

IV- Os alunos surdos inseridos nos espaços educacionais de alunos ouvintes têm o mesmo direito de aprender vocábulos com os suportes adequados.

 

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

 

FONTE: BRASIL. Lei de Libras. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.

  1. a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
  2. b) As sentenças I e II estão corretas.
  3. c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
  4. d) As sentenças I, II e III estão corretas.
Disciplina:Libras1.519 materiais