Buscar

Quais as características, vantagens e desvantagens de uma estrutura Funcional Orientada para o Projeto?

💡 1 Resposta

User badge image

girlan felix do nascimento

Qual é a estrutura funcional?

Estrutura funcional é o tipo mais comum de estrutura organizacional que as empresas usam, agrupando funcionários por especialidade, habilidade ou funções relacionadas. É baseado em níveis de hierarquia que incluem departamentos diferentes, sob a direção de líderes designados.

As empresas geralmente operam sob uma estrutura funcional porque agrupa pessoas que possuem conhecimentos semelhantes e, quando usadas em um ambiente de equipe, ajudam as empresas a atingir seus objetivos.

Quais as vantagens da estrutura funcional?

Há dezenas de vantagens em empregar uma estrutura funcional em seus negócios, confira a lista das vantagens:

  • Aumento da produtividade;
  • Desenvolvimento de habilidades;
  • Clareza;
  • Custo de operação minimizado;

Aumento da produtividade

Pessoas em um ambiente de estrutura funcional possuem habilidades especializadas que lhes permitem trabalhar de forma mais rápida e eficiente do que aquelas que não estão familiarizadas com assuntos específicos, o que leva a maior produtividade. Além disso, seu nível de confiança permite concluir tarefas com supervisão mínima.

Os funcionários desse sistema de hierarquia que demonstram altos níveis de produtividade geralmente recebem promoções para outros cargos.

Desenvolvimento de habilidades

As empresas que seguem uma estrutura organizacional funcional têm vários departamentos compostos por pequenas equipes. Dentro de cada equipe, gerentes experientes têm a chance de ensinar aos membros da equipe as mesmas habilidades que possuem, resultando em um conjunto de habilidades aprimorado para todos os envolvidos.

Tanto as habilidades leves (interpessoais) quanto as difíceis (técnicas) podem se desenvolver ao longo do tempo, à medida que as pessoas trabalham juntas para encontrar soluções únicas e superar os desafios relacionados ao trabalho.

Clareza

Quando as empresas reúnem pessoas da mesma especialidade, isso cria um ambiente de clareza. Sempre que alguém na empresa precisa de informações de alto nível relacionadas a marketing, recursos humanos, atendimento ao cliente ou operações, ele sabe para onde ir.

Isso também se aplica a pessoas de fora da empresa, que podem entrar em contato com a empresa com uma solicitação especial.

Além disso, a natureza hierárquica da estrutura funcional esclarece as funções e responsabilidades específicas de cada pessoa dentro de um departamento.

Custo de operação minimizado

As estruturas organizacionais ajudam as empresas a economizar dinheiro de várias maneiras. Ao organizar os funcionários de acordo com as funções comerciais, os departamentos podem reduzir a chance de vários departamentos concluírem um trabalho semelhante.

Dar tarefas a indivíduos com as habilidades certas também economiza dinheiro, porque o trabalho é realizado com mais eficiência.

A estrutura funcional funciona melhor para empresas maiores que empregam várias pessoas com funções semelhantes. Quando os departamentos têm funcionários organizados de acordo com suas habilidades e funções correspondentes na empresa, os empresários têm mais tempo para se concentrar em seus objetivos gerais, enquanto os chefes de departamento gerenciam os objetivos de sua equipe.

Em empresas menores, pode não haver funcionários suficientes com habilidades relacionadas para justificar agrupá-los em departamentos separados.

Desvantagens da estrutura funcional

Algumas das desvantagens da estrutura funcional incluem:

  • Dificuldade com tomada de decisão;
  • Concorrência entre departamentos;
  • Escopo estreito.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais