Buscar

A construção do estado moderno foi pensada em benefício dos brasileiros ou dos partidos políticos para manter um poder permanente?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Salgado

Um interesse comum que é tomada do poder e dominio do aparelho estatal e governamental aliado ao sentimento de conservação deste poder. 

0
Dislike0
User badge image

Felipe Barreto

não, o poder permanente é consequência da cultura herdada ainda do império
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito.
O Direito é um conjunto de normas de conduta social imposto coercitivamente pelo Estado para conferir segurança ao cidadão e às suas relações, assim como ao seu patrimônio, seguindo os critérios da justiça, da moral e da ética. Ou seja, trata-se de um instrumento que conserva e regula as estruturas sociais através de um ordenamento jurídico, de forma que, caso o indivíduo faça algo que vá contra o disposto em lei, este deverá responder ao Estado, único que detém o jus puniendi (direito de punir), e que poderá, compelir o agente a responder civil ou penalmente de acordo com o estipulado em lei, visando evitar conflitos e promover a justiça.
O Estado é uma forma de organização social que surgiu nos tempos modernos. O Estado tem como fins garantir o pagamento de tributos, respeito às regras e normas, a ordem e promover o progresso da sociedade. Nesse contexto, o Estado chamado de Moderno teve início a partir da crise do feudalismo (caracterizado pelo poder elevado da Igreja e dos senhores feudais). O Estado Moderno caracteriza-se pela autoridade unificada na figura do rei e em um sistema muito burocrático.
Portanto, pode-se afirmar que a criação do Estado Moderno foi mais em benefício dos grupos políticos da época.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais