Buscar

Qual seria o efeito para o custo médio de uma atividade empresarial se a função de produção apresenta rendimento crescente de escala?

Analise microeconomica

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre microeconomia

Na análise microeconômica, o conceito de rendimento de escala assume papel fundamental, pois indica como os recursos estão sendo utilizados no processo produtivo. Para tanto, existem três tipos de rendimentos de escala: crescente, decrescente e constante. Se a quantidade produzida por uma empresa, em um determinado período de tempo, aumentar mais do que a alteração proporcional dos insumos produtivos, haverá rendimentos crescente de escala. Por exemplo, há rendimento crescente de escala quando a produção triplica quando dobra-se a quantidade de insumos utilizados. Desta forma, como o custo total de produção está em função da quantidade de insumos utilizados, o custo total apresenta tendência crescente também, mas em proporção inferior ao crescimento do volume de produção. Como o custo médio é o custo total pela quantidade produzida, ele apresenta tendência decrescente na presença de rendimentos crescentes de escala.

Portanto, o efeito para o custo médio na presenta de rendimento crescente de escala é uma tendência decrescente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais