Buscar

Quando falamos de Ideologias, geralmente

Quando falamos de Ideologias, geralmente, consideramos valores, posturas, concepções e obras que caracterizam determinada forma de pensar e entender o mundo. Se olharmos para a História do Ocidente, verificaremos que ela foi marcada por diferentes Ideologias, capazes de diferenciar claramente, por exemplo, a forma como entendemos o mundo hoje e nos posicionamos em relação a ele, com o que era dominante como forma de interpretação e posicionamento no mundo no século dezenove. Se tomarmos conceitualmente a Ideologia, podemos dizer que ela:

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A solução da questão pede um entendimento mais amplo do que é ideologia, sendo necessário compreender: seu significado e os tipos existentes de ideologia.
Definição: Aborda o conjunto de ideias e pensamento de um indivíduo, se expressando por meio de manifestações nas escolhas políticas, econômicas e sociais da pessoa;

Tipos: As ideologias são consequência de correntes de pensamentos e por tanto sofrem variação e “surgem” ou “morrem” com as ebulições sociais, são exemplos de ideologias do século XX:

  • Ideologia Fascista;

- Ideologia Comunista;

- Ideologia Anarquista;

- Ideologia Democrática;

- Ideologia Nacionalista;

- Ideologia Capitalista;

- Ideologia Conservadora.

Como podemos observar as ideologias abordam diversos aspectos da organização social, podendo ser de ordem política econômica, costumes e entre outros.

1
Dislike0
User badge image

Juliana Fonseca

Reunião das certezas pessoais de um indivíduo, de um grupo de pessoas e de suas percepções culturais, sociais, políticas etc: sua ideologia é fazer bem ao próximo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais