Buscar

pena restritiva de direito

João deputado federal foi condenado por pratica de crime, a pena de perda ou suspensão do mandato eletivo, será, ou não necessário ato da câmara para que o mandato seja cassado?

💡 3 Respostas

User badge image

Maítha Michelle Prates

Bom Luana, a Constituição Federal diz em seu art. 55, VI:

Perderá o mandato o Deputado ou Senador

VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado

A peculiaridade se encontra no art. 55 §2º que foi alterada por meio de emenda contitucional pura e simples que nos diz:

§ 2º Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa.  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 76, de 2013)

Sendo assim, depende da licença da casal a que esteja integrado o parlamentar. Contudo, Sabe-se que o mandato eletivo é o poder político outorgado pelo povo a um cidadão por meio de voto e com prazo determinado, para que governe ou o represente nas Casas Legislativas. A perda do mandado, como efeito da sentença penal condenatória, deve ser justificada pelo juiz na sentença condenatória, exigindo-se os mesmos requisitos necessários à aplicação do efeito da perda do cargo ou função pública.

Na redação dada ao artigo 92, I, do Código Penal pela Lei 9.268, de 1º de abril de 1996, é prevista a perda do mandato eletivo quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação do dever para com a Administração Pública. 

REFERÊNCIA: https://www.jfrn.jus.br/institucional/biblioteca/doutrina/Doutrina331-o-supremo-tribunal-federal-e-a-cassacao-de-mandato.pdf

 

4
Dislike0
User badge image

Alex Pereira Buhler

Foi o que aconteceu no mensalão, Joaqui Barbosa enviou a comunicação dos condenados para as casas legislativas para que elas tomassem conhecimento e as devidas providências.

Tudo isso devido o princípio da tripartição dos poderes.

Não é automático.

1
Dislike0
User badge image

Felipe Barros

Vale a pena ressaltar que a Lei da Ficha Limpa impede, temporariamente, q o individuo se candidate após sentença criminal condenatória transitada em julgado.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais