Buscar

Qual a principal diferença entre o ciclo biológico de Eimeria e Isospora?

 Qual a principal diferença entre o ciclo biológico de Eimeria e Isospora? Quais aspectos epidemiológicos relevantes para a infecção por Isospora em cães e gatos?

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

O ciclo de vida das espécies de Eimeria possui três fases distintas: esporogonia que ocorre no meio exterior; merogonia e gametogonia que ocorrem dentro das células dos tubos digestivos das aves domesticadas, sendo necessário o desenvolvimento completo das três fases para haver a formação final de oocitos (forma de resistência)

O ciclo de vida do Isospora é direto e não necessita de um hospedeiro intermediário. Os oocistos são excretados com as fezes de indivíduos infectados, ainda imaturos, não esporulados e não-infecciosos. A esporulação, requer vários dias e tem lugar no ambiente externo, em locais quentes e úmidos, e conduz à formação de dois esporocistos, cada um contendo quatro esporozoítos.

Se oocistos são acidentalmente ingeridos através de alimentos ou água contaminados, os esporozoítos são liberados e se inserem nos enterócitos do intestino delgado (duodeno e jejuno), onde eles começam a reprodução assexuada. Pelo menos uma semana mais tarde, a reprodução sexual também é iniciada, o que resulta na formação de oocistos contendo cada um um único esporoblasto. Os oocitos são excretados por anos ou mesmo décadas.

1
Dislike0
User badge image

0111 01111

https://pt.scribd.com/doc/142397782/2-Eimeria-e-Isospora

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais