Buscar

Exercício de lógica

Quatro amigos foram identificados como suspeitos de um acesso não autorizado em um sistema computacional. Eles fizeram declações às autoridades que investigaram o crime. Alice disse: "Carlos que acessou". John disse: "Eu não acessei". Carlos disse: "Diana acessou". Diana disse: "Carlos mentiu ao dizer que eu acessei".

a) Se as autoridades sabem que apenas um dos quatro suspeitos está dizendo a verdade, quem cometeu o crime? Exponha seus argumentos.

b) Se as autoridades tambem sabem que apenas um dos quatro suspeitos esta mentindo, quem cometeu o crime? Exponha seus argumentos.

💡 3 Respostas

User badge image

Bianca Gomes

Pelo o que eu entendi, na 

a)Diana está dizendo a verdade, logo todos os outros estão mentindo e John é culpado,pois se o que ele falou é mentira, então a verdade é que ele é o culpado. Pois se Alice disse a verdade, as outras seriam mentiras o que não daria pois se Carlos mentiu então Diana está dizendo a verdade, o que não é o caso pois apenas 1 dos 4 está dizendo a verdade. Logo pelo mesmo motivo John também está mentindo, só podendo está falando a verdade Carlos ou Diana. Quanto ao Carlos se ele tivesse dizendo a verdade, a Diana seria a culpada e o John também, logo não é verdadeiro.

 

agora vou ver a b) rs

0
Dislike0
User badge image

Bianca Gomes

b) Da mesma forma que a anterior se só um está mentindo, será ou o Carlos ou a Diana, pois seus argumentos são contrários logo não podem ser ambos verdade. Seguindo o mesmo raciocinio o Carlos está mentindo, logo os outros estão falando a verdade e Carlos é culpádo. Não poderia ser a Diana mentindo, pois de novo teriam dois culpados: Diana e Carlos, visto que Alice está dizendo a verdade.

Enfim, acho que é isso e espero que tenha entendido.

0
Dislike0
User badge image

Elias Gomes da Silva

Obrigado, me ajudou bastante
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais