Buscar

Seria possível que uma medida provisória contenha tema penal?

💡 3 Respostas

User badge image

Filipe Fagner Machado Macedo

Fábio F. Carlos, a medida provisória é um dispositivo do ordenamento jurídico que concede poderes ao Presidente da República para que por força de lei esta poder ser usada nos temas que são considerados de extrema relevância ou urgência. 

A medida provisória está positivada no art. 62 da CF e  em seu texto há algumas restrições como a legislação em matéria penal, legislação em matéria tributária e etc. Exemplo em matéria tributária foi o veto agora do atual presidente do senado frente a MP que a Presidente Dilma enviou com vistas ao aumento de impostos e tributos nos diversos setores das fábricas do nosso país. Segue o Art. 62 da CF.

"Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional, que, estando em recesso, será convocado extraordinariamente para se reunir no prazo de cinco dias.

Parágrafo único. As medidas provisórias perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em Lei no prazo de trinta dias, a partir de sua publicação, devendo o Congresso nacional disciplinar as relações jurídicas delas decorrentes."

Vale ressaltar que após 30 dias estas não se tornando leis, perdem a sua eficácia.

1
Dislike0
User badge image

marcella

sim

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Felipe Fagner Machado Macedo, seguindo o raciocínio, e se estivermos diante de uma medida provisória benéfica? Veja: analisando o art. 32 da lei 10.826/03 (Estatudo do desarmamento), prevê uma "entrega espontânea" causa extintiva de punibilidade. O artigo mencionado acima, tem origem uma medida provisória benéfica desde 2009. Utilizando-Se da analogia que significa: método de integração do ordenamento jurídico, (in bonam partem) ou seja, seria um ponto pacífico permitido. Sustentando que somente uma medida provisória benéfica poderia conter tema penal.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais