Buscar

Quais as fases de criação de caprinos?

💡 1 Resposta

User badge image

Ellen Amorim

Cabritos em aleitamento

Os cabritos em fase de cria são aqueles que ainda dependem do aleitamento, proporcionado por suas mães, para que se desenvolvam. Por volta dos 20 dias de idade, já pastejam e comem alimentos concentrados. São desmamados, com cerca de três meses, e merecem muita atenção em seu manejo, pois de sua sobrevivência, e de seu peso à desmama, que deve ser o maior possível, depende, significativamente, a lucratividade da caprinocultura .

Os cabritos em aleitamento constituem a categoria animal mais sensível ao manejo do rebanho. Merecem toda a atenção, especialmente nos primeiros 30 dias de vida. (Devemos ficar atentos à saúde das crias, pois as verminoses constituem a principal ameaça).

Cabritos desmamados

Assim que são desmamados, os cabritos entram na fase de recria cujo objetivo é trabalhar a condição corporal dos animais, preparando-os para o acabamento, também conhecido como terminação (que é um período de aumento da musculatura e deposição da gordura) ou para a reprodução (quando os animais são incorporados ao rebanho como matrizes ou reprodutores) . Ao final da recria deverão estar pesando pelo menos 15 kg.

A recria é feita, em geral, exclusivamente na pastagem, ou acompanhada de ligeira suplementação, para aumento de ganho de peso. Nessa fase, os cabritos crescem, acelerando o seu desenvolvimento corporal. Vale destacar que não existe duração pré-estabelecida para a recria. Se estiverem sendo produzidos animais para abate, o ideal é que os animais passem diretamente do desmame para a fase de acabamento, o que exige alto peso ao desmame. Se isso ocorre, o caprinocultor terá condições de comercializar seus animais muito mais cedo. Porém, nas situações em que as crias são desmamadas com menos de 15 kg, que é o peso de início da terminação, os cabritos precisarão passar pela recria até atingirem esse peso.

As fêmeas, após esta fase, estarão em condições de monta, quando atingirem peso corporal mínimo de 45 a 50 kg, geralmente, por volta de 6 a 7 meses de idade; quanto antes, melhor. Os bodes estarão maduros, sexualmente, a partir de 5 a 6 meses de idade. No entanto, tem-se dado preferência a idades mais avançadas para os reprodutores e fêmeas iniciarem sua vida reprodutiva, por volta de 11 a 12 meses, quando se tem certeza da condição corporal adequada.

Cabritos em terminação

Após a recria, os cabritos e cabritas destinados à comercialização para o abate passam por uma fase chamada de terminação, em que o ritmo de crescimento do animal é acelerado com a produção de músculo e deposição de gordura, até o momento em que a carcaça alcance sua melhor qualidade. O cabrito em ponto de abate deve ser o mais jovem possível, pesando entre 18 e 20 kg, com boa carcaça.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais