Buscar

5. Segundo a fórmula universal do imperativo categórico, uma ação está correta quando

💡 5 Respostas

User badge image

Bruno Lucas Damasceno

Quando voce espera que outros façam o mesmo 

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

De acordo com Kant, toda a moralidade do ser humano deve poder ser reduzida a um único mandamento fundamental, nascido da razão , não da autoridade divina , da qual todas as outras obrigações humanas podem ser deduzidas. Ele definiu o conceito de " imperativo categórico " como "qualquer proposição que declare uma ação (ou inação) como necessária".

Em sua opinião, as máximas morais anteriores eram baseadas em imperativos hipotéticos , de modo que não eram obrigatórias em nenhuma situação e de qualquer abordagem moral, religiosa ou ideológica. Um imperativo hipotético provocaria uma ação em certas circunstâncias.

Por exemplo: "Se eu quero o bem comum, não devo cometer assassinato", de modo que quem não compartilha a condição ("quer o bem comum") não está limitado por esses tipos de imperativos. Por outro lado, um imperativo categórico denota uma obrigação absoluta e incondicional e, em todas as circunstâncias, exerceria sua autoridade, uma vez que seria auto-suficiente e não necessitaria de justificação externa.

2
Dislike0
User badge image

marli clarice graunke

Pode ser praticada por todas as pessoas
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais