Buscar

Olá boa noite a todos, alguém pode me explica de forma mas simples a diferença entre entre direito público do privado? Obrigado

💡 13 Respostas

User badge image

Jefferson Camilo Gimenes

O Direito Privado regula normas de interesse privado (dos particulares),tem como objeto o interesse individual das pessoas.

Ex: Contrato de Compra e Venda (Direito Civil - Privado - Interesse de Particulares)

O Direito Público tem normas de interesse público, tem como objeto a coletividade, o bem comum.

 

Ex: "A" matou "B" (Direito Penal - Público - Interesse social, da coletividade, portanto, do Estado)

 

Obs: Simplifiquei bem, só pra você entender. Vai lendo que você pega.

17
Dislike0
User badge image

Claudio Neto

O Direito Público é o conjunto de regras e princípios (regime jurídico) que prima pela satisfação do interesse público, isso decorre da natureza de suas normas que são de ordem pública, ou seja, normas indisponíveis, que não podem ser afastadas pela vontade das partes.

 

O Direito Privado, em regra, funda-se na autonomia da vontade (disponibilidade das relações jurídicas), ressalvadas as hipóteses de normas de ordem pública nas relações privadas, situação que mostra-se crescente hodiernamente, em razão da crescente força dos direitos da personalidade.

 

Espero ter ajudado. Caso afirmativo, disponha!

8
Dislike1
User badge image

Magno Gurgel

Direito Público => regula relações jurídicas concernentes à organização e atividade do Estado e de seus agregados políticos, bem como as relações jurídicas travadas entre os cidadãos e essas organizações políticas. Enfim, cuida o direito público dos interesses diretos ou indiretos do Poder Público - admitido aqui em sua compreensão ampla, incluindo o Estado-Administração, o Estado-Juiz e o Estado-Legislador. Exemplificadamente, podemos citar enquanto ramos do Direito Público: Direito Internacional Público, Direito Constitucional, Direito Administrativo.

 

Direito Privado => cuida das relações jurídicas entre os particulares entre si ou entre os particulares e o Poder Público (ou os seus agregados), quando estes não estiverem atuando no exercício de suas funções de Poder Estatal (político ou soberano). Podemos mencionar, por exemplo, o Direito Civil e Direito Internacional Privado.

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais