Buscar

duvida

gostaria de saber qual o significado de jurisprudencia

💡 4 Respostas

User badge image

jose isaque moreira

Jurisprudência são as decisões reiteradas de um Tribunal sobre um tema.

Súmula é o posicionamento predominante de sobre um tema, sendo aprovadas pelo plenário do tribunal, não tem efeito vinculante, servindo de orientação para as decisões judiciais. Já a súmula vinculante, editada pelo STF, tem caráter vinculante.

Acórdão é a sentença proferida por um tribunal, onde as causas são julgadas por mais de um juíz. Decisão juiz singular temos a sentença. Decisão prolatada por um colégio de magistrados temos o acórdão.

 

0
Dislike0
User badge image

Ricardo dos Santos Haddad

Jurisprudência  é um termo juridico que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Também é descrita como a ciência do Direitoe do estudo das leis.

A jurisprudência surgiu com o Direito Inglês, que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidia o juri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados. O direito inglês apresentou-se então como direito jurisprudencial, onde predominava a regra do precedente.

O real significado de jurisprudência significa "a ciência da lei". A jurisprudência pode ter outros significados, como a decisão de um tribunal que não pode ser recorrida, ou um conjunto de decisões dos tribunais, ou a orientação que resulta de um conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido sobre uma dada matéria ou de uma instância superior como o STJ ou TST.

Jurisprudência pode ser uma lei baseada em casos, ou à decisões legais que se desenvolveram e que acompanham estatutos na aplicação de leis em situações de fato.

A obediência à jurisprudência é tradição dos países que seguem a tradição Anglo saxônica do Direito, como os sistemas jurídicos inglês e americano e é menos frequente em países que seguem a tradição Romana, como Portugal, Brasil, Espanha e etc.

A jurisprudência pode se referir a várias áreas do Direito. Por exemplo, a jurisprudência trabalhista se refere às normas, leis e decisões tomadas no âmbito do trabalho.

JURISPRUDÊNCIA UNIFICADA

Vários sites contêm motores de busca para que o usuário faça pesquisas no âmbito de várias instâncias jurídicas, como o Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal Militar, Turma Nacional de Uniformização, etc. É possível efetuar a consulta de súmulas, acórdãos e outros documentos legais.

0
Dislike0
User badge image

Regina Celia da Silva

Preciso fazer um resumo do texto direito e paixao de luis roberto barroso nao to conseguindo me ajudem por favor

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

duvida

Metodologia Científica

FACULDADES DOCTUM

User badge image

Regina Celia da Silva

Question Icon

Indeferimento

Direito Processual Civil I

FACULDADES DOCTUM

User badge image

Adriana De O. Lima

Materiais relacionados