Buscar

qual a diferença entre propriedade e expropriação?

💡 2 Respostas

User badge image

Leticia Rodrigo

Propriedade: direito de usufruir, utilizar e dispor de um bem, podendo retirá-lo da posse de quem o possui ilegalmente.


Expropriação é o ato de expropriar, que por sua vez significa desapossar alguém de sua propriedade segundo as formas legais e mediante indenização.

 

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para Gonçalves, propriedade é o direito "que uma pessoa singular ou coletiva efetivamente exerce numa cousa certa e determinada, em regra, perpetuamente, de modo normalmente absoluto, sempre exclusivo e que todas as outras pessoas são obrigadas a respeitar”.

Ainda segundo Gonçalves, propriedade é formada por elementos que a caracterizam como instituto de direito real. Estes elementos são:

  • o direito de usar (jus utendi), que consiste no fato do dono da propriedade poder servir-se da coisa e utilizá-la da maneira que melhor achar conveniente;
  • o direito de usufruir (jus fruendi), que consiste no fato do dono da propriedade retirar os frutos concebidos por esta ultima;
  • o direito de dispor da coisa (jus abutendi), que consiste no fato do proprietário poder transferir ou alienar a propriedade a terceiro e
  • o direito de reaver a coisa (rei vindicatio), que consiste no fato do proprietário poder reivindicar a coisa que esteja injustamente nas mãos de outrem.

Para Aloísio Santiago Júnior, "a propriedade é o direito real por excelência e dele partem todos os outros direitos que se formam pela possibilidade de movimentar, o seu titular, os poderes inerentes do domínio.”

a expropriação diz respeito a modalidade de desapropriação forçada por lei. Consiste no ato de privar o proprietário da coisa que lhe pertence, como das glebas de terra onde são cultivadas plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo. 

Segundo o artigo 243 da Constituição Federal, "as propriedades rurais e urbanas de qualquer região do País onde forem localizadas culturas ilegais de plantas psicotrópicas ou a exploração de trabalho escravo na forma da lei serão expropriadas e destinadas à reforma agrária e a programas de habitação popular, sem qualquer indenização ao proprietário e sem prejuízo de outras sanções previstas em lei, observado, no que couber, o disposto no art. 5º.

Parágrafo único. Todo e qualquer bem de valor econômico apreendido em decorrência do tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e da exploração de trabalho escravo será confiscado e reverterá a fundo especial com destinação específica, na forma da lei.

Também configura a expropriação, o ato praticado pelo juiz  a fim de transferir bem do devedor a outra pessoa, a fim de satisfazer o direito do credor, independente de sua anuência. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais