Buscar

a estrutura bacteriana responsável pela diferenciação na coloração de gram é: cápsula membrana citoplasmatica peptideoglicano membrana celular parede

*parede celular

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A coloração de Gram é um método de coloração utilizado para diferenciar espécies bacterianas em dois grupos: bactérias gram-positivas e gram-negativas.

Dentre os fatores que irão diferenciar as bactérias gram-positivas das gram-negativos, está na coloração das bactérias, a composição e propriedades químicas e físicas das paredes celulares.


Existem diferentes graus de permeabilidade na parede dos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos.

Dessa forma, as bactérias Gram-positivas retêm o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.

Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.


Fonte: https:⁄⁄kasvi.com.br⁄bacteria-gram-positiva-gram-negativa⁄

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais