Buscar

Qual a diferença entre Engenheiro Químico, Químico Industrial e Bacharel em Química?

💡 2 Respostas

User badge image

Henry Fontana

Acho que esse link do guia do estudante é bem esclarecedor https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/qual-a-diferenca-entre-quimica-industrial-engenharia-quimica-e-bacharelado-em-quimica/

Sucesso ai!

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Para deteminar as diferenças entre essas carreiras, é necessáio inicialmente definí-las.

Química

É a ciência que estuda a estrutura, as propriedades e as transformações das substâncias e dos materiais.

Com o curso de Química, você terá uma formação mais profunda na ciência Química, ou seja, entenderá o porquê das propriedades das substâncias (e suas misturas) e das transformações químicas. Para dar conta disso, o currículo traz conteúdos básicos de matemática e física, mas se foca mesmo nos fundamentos da Química (que ocupa mais da metade da carga horária do curso), com disciplinas como química inorgânica, química orgânica, físico-química, bioquímica e química ambiental, entre outras.

O químico pode trabalhar na indústria, mas em escala laboratorial (pequena escala), de produtos como combustíveis, plásticos, cosméticos, tintas etc. Outro campo que demanda muitos químicos é a educação, para dar aulas no Ensino Fundamental e no Médio (mas para lecionar é preciso fazer o curso de licenciatura em Química).

Engenharia Química

Já o curso de Engenharia Química se concentra no processo industrial: nas operações que produzem transformações físicas, químicas e bioquímicas com o objetivo de obter produtos em escala industrial.

No currículo, ganham espaço disciplinas como processos químicos industriais e gestão. Matérias como matemática e física, por exemplo, continuam existindo, mas de forma aplicada (como Matemática e Computação; e Física Básica Aplicada).

O engenheiro químico planeja, desenvolve e gerencia esses processos industriais – ele projeta, por exemplo, equipamentos e sistemas envolvidos nessas operações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais