Buscar

Você advogaria para o diabo?

A nossa constituição prevê o princípio do direito de ampla defesa a todos, de tal forma que aquele condenado sem defesa pode alegar nulidade do processo e continuar presumido como inocente, ou seja a falta de defesa do diabo o inocentaria, pergunto:

Você advogaria para o diabo, só para garatir a legitimação e validação do processo de sua condenação?

Se sim, onde se encaixaria a moral de sua defesa se o que almeja é a condenação?

💡 19 Respostas

User badge image

Filipe Fagner Machado Macedo

Primeiro é preciso saber quais seriiam as acusações frente ao Diabo. Toda e qualquer pessoa tem direito ao devido processo legal. Quando saimos do estado de autotutela evoluímos pois ali estávamos passando da imposição soberana do estado para a aquisição de direitos fundamentais. Todos temos direito a liberdade e temos de estar abarcados por todos os princípios de um processo digno, como o contraditório e a ampla defesa. 

Penso que o estado sem estas garantias seria pior que o diabo frente à sociedade, pois através do seu modo imperativo iria punir todos da forma que lhe convir. Não há restrição de direitos nem defesa a vagbundo ou ao Diabo, o que se tem é o todo que pode e deve desfrutar das garantias do devido processol legal formal e substancial.

8
Dislike0
User badge image

Antônio Filho

Eu advogaria sim, a moral da minha defesa se encaixaria nos valores humanos a vida, no respeito ao próximo e, advogando para garantir esses princípios eu estaria sendo de acordo com a verdadeira justiça.

 

6
Dislike0
User badge image

Felipe Barros

Jaionara. Primeiramente é preciso dizer que nem sempre o réu é o "diabo" da história. O réu pode estar sendo a vítima e os princípios da ampla defesa e do contraditório, tendo como elementos, além da argumentação jurídica convincênte, as provas periciais, documentais e testemunhais, podem inocentar o réu.
5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais