Buscar

o que é negocio jurídico anulável?

💡 2 Respostas

User badge image

BY GOD

Aquele que possui vicio sanavel, podendo ser anulado ou não, a depender da vontade das partes

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O negócio jurídico anulável (nulidade relativa) é aquele negócio parcialmente inválido, que ofende o interesse particular de pessoa que o legislador buscou proteger. O negocio anulável pode se tornar válido se suprida a deficiência.

Nos casos de anulabilidade, o seu reconhecimento deverá ser pleiteado por meio de ação anulatória. Tal ação tem natureza desconstitutiva, razão pela qual devem ser aplicado os prazos decadenciais, previstos nos artigos 178 a 179, do CC.

O negócio jurídico anulável pode ser confirmado pelas partes (art. 172), salvo direitos de terceiros. Trata-se da convalidação livre da anulabilidade, a qual pode ser feita até por meio tácito.

Será anulável o negócio jurídico, além dos casos expressamente declarados na lei, por incapacidade relativa do agente e por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores (art. 171, do CC).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais