Buscar

Indicação de Ministros ao STF

Olá meu amigos.

Qual o fundamento júridico que determina a exclusividade de indicação, por parte do Presidente da República, de um Minitro ao STF?  

💡 10 Respostas

User badge image

Jeremias de Oliveira Santos

Primeiramente, no artigo 84 da Constituição Federal temos as competências do Presidente da República atribuidas em 27 incisos. Em segundo momento tem-se no artigo 101 da CF, parágrafo único, como dár-se a nomeação dos Ministros do STF.

3
Dislike0
User badge image

Marcel Medeiros

Caro colega, vamos analisar o dois artigos então:

art. 84, XIV cf/88 -  NOMEAR, após aprovação pelo senado federal, os ministros do Supremo Tribunal Federal...

art. 101, parágrafo único cf/88 - Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão NOMEADOS pelo Presidente da República, DEPOIS DE APROVADA A ESCOLHA, pela maioria absoluta do Senado Federal.

Ante o exposto, percebe-se que a nossa constitução é clara ao determinar que o PR tem a atribuição de nomear, aquele que foi aprovada a escolha, pelo Senado Federal. Entretanto, a pergunta que fica é: Quem escolhe/indica este postulante ao cargo, para ser avaliado pelo senado federal e caso seja aprovado, aí sim nomeado pelo PR?

2
Dislike0
User badge image

Jeremias de Oliveira Santos

Tem se de observar a Lei Complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, no qual é o Estatuto da Magistratura, onde encontramos todos o principios, ingressos, competencias, promoções de entrância e entre outros. Contudo a indicação feita pelo PR levado ao Senado Federal no qual é feita por votação da maioria absoluta, percebece que o PR tem a competencia de indicação e a aprovação fica ao cargo do Senado Federal.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas