Buscar

quantos osso tem o esqueleto axial

💡 3 Respostas

User badge image

Marcus Reis

80 ossos

1
Dislike0
User badge image

stephanie nascimento pereira

O esqueleto axial consiste de 80 ossos na cabeça e tronco do corpo humano. Ele é composto por três partes: a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto axial também é caracterizado pela função de sustentação do corpo. O esqueleto axial e o esqueleto apendicular formam juntos o esqueleto.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Formado pelo crânio, a caixa torácica e a coluna vertebral. Podemos caracterizá-lo como aquele conjunto de ossos que se localizam no eixo ou parte central do corpo. A sua função é proteger o Sistema Nervoso Central e alguns dos órgãos vitais localizados na região torácica. Por isso, o seu papel está relacionado com a proteção do organismo, sendo considerado o pilar central do sistema esquelético.


O esqueleto axial é constituído por 80 ossos, Os ossos da cabeça são responsáveis pela proteção do encéfalo, sendo formados por 22 ossos ainda na região da cabeça existe o osso hioide, o qual funciona como ponto de apoio para os músculos da língua e do pescoço. A caixa torácica é formada pelas costelas e o osso esterno. As costelas representam um conjunto de 12 ossos encurvados, sendo as chamadas costelas verdadeiras são as que se ligam ao esterno, as costelas falsas ligam-se entre si e as costelas flutuantes não estão ligadas a nenhum outro osso. A coluna vertebral é formada pelo conjunto de 33 vértebras dispostas umas sobre as outras e intercaladas por discos intervertebrais além disso, a coluna vertebral representa um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico.


O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais