Buscar

Oque exatamente significa EX TUNC e EX NUNC??

💡 3 Respostas

User badge image

Gustavo Diaz

EX TUNC significa que o efeito é retroativo e ex nunc nao retroage Aprovar (0)  

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

 

Ex tunc e ex nunc são expressões em latim que significam, respectivamente, “desde o início” e “desde agora”, de acordo com a tradução literal para o português.

Estes termos são bastante comuns no âmbito jurídico, pois classificam o tipo de efeito que determinada sentença ou lei terá.

Quando se diz que uma decisão jurídica éex tunc, significa que esta se aplicará desde o início do processo que lhe deu origem, ou seja, de caráter retroativo, valendo e afetando acontecimentos anteriores a sua criação, contanto que estejam relacionados diretamente com o assunto.

Já uma decisão ex nunc é considerada o oposto da ex tunc, pois a sua aplicação se iniciará a partir do momento da sua criação, não retroagindo.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ex tunc é uma expressão de origem latina que significa "desde então". Desta forma, quando dizemos que algo tem efeito ex tunc, significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a ele relacionados.

Ex. Decisões definitivas no controle concentrado de constitucionalidade.

Ex nunc, por sua vez, é uma expressão de origem latina que significa "desde agora". Desta forma, quando dizemos que algo tem efeito ex nunc, significa que seus efeitos não retroagem, e valem apenas a partir da data da decisão tomada.

Ex. Revogação de ato administrativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais