RD Resoluções
Há mais de um mês
Fonética e fonologia são ramos complementares da linguística. Têm como objetivo investigar e estudar os sons da fala.
A fonética estuda características físicas e biológicas da fala, tais como aparelho fonador, os movimentos dos lábios e da língua e ainda observa e retrata os sons da fala como entidades isoladas. Já a fonologia estuda a estrutura silábica, a acentuação e a entonação.
Assim, a fonologia é relacionada ao estudo da estrutura silábica, a acentuação e a entonação e fonética está relacionada ao estudo do aparelho fonador, os movimentos dos lábios e da língua.
lucia
Há mais de um mês
Tanto a Fonética quanto a Fonologia estudam os sons da língua, porém a Fonética se ocupa do estudo dos sons da língua em seu aspecto material, ou seja, físico.
Já a Fonologia se ocupa do estudo dos sons da língua em seu aspecto funcional, ou seja, os sons que têm valor funcional distintivo no sistema linguístico.
Riani Graziani
Há mais de um mês
Dyeniffer Christina
Há mais de um mês
A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.
À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.