Buscar

Qual a diferença entre fonética e fonologia?

💡 6 Respostas

User badge image

lucia

Tanto a Fonética quanto a Fonologia estudam os sons da língua, porém a Fonética se ocupa do estudo dos sons da língua em seu aspecto material, ou seja, físico.

Já a Fonologia se ocupa do estudo dos sons da língua em seu aspecto funcional, ou seja, os sons que têm valor funcional distintivo no sistema linguístico.

1
Dislike0
User badge image

Riani de Arruda Graziani

A fonologia envolve a tentativa de formalizar, de forma gramática, os padrões de som, assim como explicar e entender como as gramáticas podem diferir entre os idiomas. A fonologia estuda a maneira como os sons se organizam em uma linguagem. Também estuda a estrutura silábica, os acentos e entonações. A fonética envolve o uso de medidas acústicas, em particular espectrogramas ou medidas articuladoras, para caracterizar os sons emitidos pelos humanos durante a fala. Por exemplo, quando alguém pronuncia a palavra "dieta", a fonética irá analisar a forma como a consoante /d/ será pronunciada: /dj/.  Ou seja, esse estudo analisa a forma como as vogais e consoantes são pronunciadas.  
0
Dislike0
User badge image

Dyeniffer Christina

fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel lingüístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.

À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais