Buscar

Como Fazer Balancetes

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Lucia

No balancete de verificação são demonstrados todos os valores de patrimônio e de resultado, bem como as movimentações (de crédito e débito) e o saldo final.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para a resolução deste exercício, utilizaremos conhecimentos relacionados à disciplina de contabilidade, mais especificamente atrelados ao temas balancetes.
Sabe-se que o balancete de verificação pode ser entendido como sendo um demonstrativo contábil que reúne todas as informações de contas que estão sendo movimentadas pela empresa e seus respectivos saldos, isto é, saldos de débito/saldos devedores e saldos de crédito/saldos credores.

É por meio do balancete que se faz possível obter variados resultados muito importantes para a Contabilidade de uma empresa em um determinado intervalo de tempo, como também elaborar outros demonstrativos contábeis importantes, tais como por exemplo, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Balanço Patrimonial (BP).

Em outros termos, pode ser mencionado como a relação de Contas extraídas do livro Razão (razonetes) da empresa, isto é, o conjunto de todas as contas (patrimoniais e de resultado) dos razonetes com seus respectivos saldos finais. Assim sendo, o saldo de cada conta é interpretado de acordo com sua natureza (de caráter devedor ou credor), e não apenas de acordo com o grupo a qual pertence.

Em outras palavras, para se elaborar um balancete, cada Conta será transferida do razonete para ele, com seu respectivo saldo final. Portanto, se a Conta no razonete apontar saldo final devedor, este saldo será informado na coluna do saldo devedor do balancete. Por outro lado, se a conta apresentar no razonete saldo final credor, este referido saldo será colocado para a coluna do saldo credor do balancete.


Por fim, importante dizer que há várias formas de se apresentar um Balancete de Verificação. Em todos elas deve constar o cabeçalho onde se evidencia o nome da empresa e a data do que o balancete foi realizado. Também é possível representá-lo com os saldos iniciais de cada conta (devedor ou credor) e com os seus respectivos movimentos no no intervalo de tempo considerado (débitos e créditos), ou de forma simples com os saldos finais das contas (devedor ou credor). Sabe-se que o mais comum e prático dos balancetes se apresenta nesta última forma apresentada.

A figura que segue explicita um exemplo de balancete:


Exemplo de balancete de uma empresa

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais